Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Bolsa Família

Mangabeira defende mudança nos projetos de capacitação

Os projetos auxiliares do Bolsa Família, principal programa da área social do governo Lula, receberam críticas do ministro de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger. Em entrevista ao jornal O Globo, o ministro disse que o foco das ações do Ministério de Desenvolvimento Social para retirar os beneficiários do programa deve mudar. Para ele, é preciso concentrar as iniciativas na população que está mais próxima de entrar na classe média.

"O ponto nevrálgico é escolher corretamente o alvo. Muitas vezes, tenta-se abordar o núcleo duro da pobreza com programas de capacitação e aí não funciona. Porque essas populações mais miseráveis são cercadas por um conjunto de inibições, até de ordem cultural, que dificulta o êxito desses programas. A ideia é escolher como alvo um grupo intermediário, que se poderia chamar os batalhadores", declarou Mangabeira.

O ministro parte hoje para uma viagem de cinco dias pelo Nordeste – principal área de atuação do Bolsa Família – para discutir um novo projeto de desenvolvimento para a região. Segundo o ministro, desde o governo de João Goulart não há um planejamento estratégico para área. "O problema é que faltam ideias. Há um vazio intelectual. Esse vazio é preenchido com duas ilusões. A do pobrismo, de que basta aliviar a pobreza com ações sociais, e a do são-paulismo, o fascínio por grandes indústrias", disse.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.