• Carregando...
Guido Mantega, ministro da Fazenda | Pedro Ladeira/AFP
Guido Mantega, ministro da Fazenda| Foto: Pedro Ladeira/AFP
  • Jair Cézar, vereador

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, enviou ao Ministério Público Federal em Brasília pedido de investigação contra o ministro da Fazenda, Guido Mantega (foto), no caso que levou à demissão do presidente da Casa da Moeda, Luiz Felipe Denucci. Gurgel diz que transferiu a representação porque ela deve ser analisada pela Justiça de primeiro grau. A representação, feita por sete senadores da oposição, questiona a razão de Mantega ter mantido Denucci no posto após ser avisado de seu envolvimento com corrupção. Nesta semana, Mantega disse em audiência no Senado que só demitiu Denucci depois de ter sido informado de que o jornal Folha de S.Paulo estava investigando o caso. Documentos enviados ao gabinete de Mantega apontam que Denucci abriu offshores que teriam movimentado US$ 25 milhões de suposta propina de fornecedores da Casa da Moeda. O ministro diz que pediu que a Polícia Federal apurasse a suspeita.

* * * * *

Conversa afiada

O vereador Jair Cézar (PSDB, foto ao lado) é autor do projeto de lei que institui o "Carnaval Oficial de Curitiba"

De onde o senhor tirou a ideia desse projeto?

Eu participei de algumas reuniões com a Fundação Cultural de Curitiba e o que vi foram os carnavalescos chegando lá com o pires na mão para pedir dinheiro para fazer o carnaval. Então, se a cidade tem carnaval, temos que ajudar a pensar e fazer o carnaval de Curitiba. No dia 24 de abril faremos uma mesa redonda para discutir o projeto, que eu retirei da pauta [de votação do plenário].

A proposta estava para ser votada nesta semana, mas o senhor a retirou. Por quê?

Recebi muitas críticas de uma vereadora invejosa, que se diz representante da cultura paranaense.

E quem seria essa vereadora?

Essa história está indo um pouco longe demais já... Na verdade, eu retirei para que nós possamos reunir os carnavalescos e discutir o projeto. O que queremos é fazer o carnaval de Curitiba do jeito de Curitiba, mas com muita cor.

E precisa de uma lei para isso?

O que queremos é legitimar o carnaval de Curitiba. Através da lei vamos criar um conselho que viria a decidir as questões de verbas e abrir a oportunidade para que as pessoas possam firmar parcerias.

Mas o senhor participa do carnaval de Curitiba?

Vou frequentemente. E também conheço o carnaval de Salvador, de Recife. Fui a Antonina conhecer o carnaval de lá também. E digo que nós não perdemos nada para lá.

* * * * *

De bike, com escolta

O presidente da Câmara Municipal de São Paulo, José Police Neto, vemchamando a atenção pelo modo como se locomove pelas ruas da metrópole. Por um lado, o fato de o vereador ir ao trabalho pedalando sua bicicleta mereceu elogios. Por outro, muita gente acha estranho o vereador ganhar escolta da PM em seu percurso. Um dia desses, um motorista mostrou que todos correm risco igual no trânsito. Um dos policiais obrigou o motorista a descer do carro e a levar uma bronca. "Antes, o cara moderno era o que conquistava o carro. Hoje, é o que se livra dele", disse o político à Folha.com.

Visita

O novo líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM) visitou o ex-presidente Lula no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Lula foi ao hospital para receber a última dose da medicação contra a pneumonia. Desde que recebeu alta, no domingo, o ex-presidente vai diariamente ao hospital para receber a medicação. Na última semana, Lula voltou à atividade política. Ele telefonou para o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, para tratar do apoio do PSB ao pré-candidato do PT à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad.

Pinga-fogo

"A maioria tem sentimento religioso, o hino nacional tem referência à divindade. Cristo, no âmbito do Judiciário, representa a Justiça."

Carlos Marchionatti, desembargador do Rio Grande do Sul que se opõe á decisão de que os gabinetes do Juduciário gaúcho não podem mais exibir crucifixos.

Colaborou: Rogerio Waldrigues Galindo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]