• Carregando...

"Vou tratar de ganhar um pouco de dinheiro porque faz tempo que não faço isso."

Marcos Isfer (PPS), deputado estadual não-reeleito, filosofando sobre seu futuro após três mandatos como vereador e três como deputado.

Mantido – Os deputados estrearam ontem a primeira votação aberta, depois da aprovação do fim do voto secreto. O veto parcial ao projeto que autoriza o Poder Executivo a reduzir as alíquotas do ICMS na importação de bens e mercadorias foi mantido com 19 votos favoráveis e outros 14 contrários.

Derrubou – Já o veto ao projeto de César Celeme, que cria normas de prevenção de doenças como lesões por esforços repetitivos (LER) no estado, foi derrubado com 29 votos. Só três deputados votaram a favor da manutenção do veto.

Pausa – O deputado estadual Caíto Quintana (PMDB) pediu licença médica da Assembléia Legislativa por tempo indeterminado. Está internado no Hospital Constantini para uma cirurgia cardíaca. Quintana é um dos parlamentares que articulam sua candidatura a presidente da Assembléia na eleição marcada para 2 de fevereiro.

Campanha – O deputado estadual Carlos Simões (PTB) retomou as atividades parlamentares lançando o colega de bancada Jocelito Canto para ocupar a presidência do partido no Paraná. "No começo do ano deve ter eleição e ele é um ótimo nome", diz. Atualmente, a legenda é comandada pelo deputado federal Alex Canziani.

Escalação – Aliados do Palácio Iguaçu estão confiantes de que o governador Roberto Requião (PMDB) vai convidar deputados estaduais e federais do PT e do PMDB para o secretariado. Até parlamentar tucano de bico vermelho está cotado, como o líder da bancada do PSDB, Nelson Garcia e Luiz Accorsi. Para alegria dos suplentes.

Reação 1 – Em carta enviada ao jornal O Estado de S. Paulo, o governo do Paraná respondeu às críticas a Roberto Requião, publicadas em editorial no último sábado. "Os ‘estadões’ estão impacientes, nervosos, com comichões. A democracia, definitivamente, não parece fazer bem ao jornalão e confrades", afirma o texto, assinado pelo Secretário Especial de Imprensa, Benedito Pires Trindade.

Reação 2 – A carta é uma resposta ao editorial do jornal, que fez duras críticas à desapropriação da área da Syngenta, em Santa Tereza do Oeste. "Que o jornal O Estado de S. Paulo distingue-se pela sabujice aos interesses multinacionais e pelo horror a qualquer coisa que soe nacional, brasileira, sabe-se. Desconhecia-se, no entanto, que o servilismo dobrasse sua espinha ao ponto do uso de uma linguagem vulgar, reles, imprópria à empavesada tradição do jornalão", afirma o texto do governo.

Retorno – Durou menos de três horas o retorno do prefeito de Jaguariaíva (Norte Pioneiro), Paulo Homero da Costa Nanni (PMDB), que voltou a ocupar o cargo ontem pela manhã. Nanni havia sido afastado da prefeitura no dia 3 de outubro, acusado de irregularidades em uma licitação para compra de material de escritório para prefeitura, no valor de R$ 70 mil.

Afastado – Logo após o almoço, a juíza da Vara Cível de Jaguariaíva, Larissa Angélica Copassi, determinou o afastamento do prefeito Paulo Nanni. Desta vez, o objeto da ação foi a contratação irregular, segundo o Ministério Público Estadual (MPE), de trabalhadores para serviços de manutenção, sem concurso público. O advogado do prefeito, César Augusto de Mello e Silva, já anunciou que vai recorrer da decisão.

Unidos – O Tribunal de Contas da União (TCU) e o Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) assinaram ontem acordo de cooperação que visa ampliar a fiscalização da aplicação de recursos públicos federais repassados ao governo estadual e aos municípios paranaenses. "Este acordo representa uma união de esforços para garantir a correta aplicação dos recursos públicos e uma resposta aos cidadãos que esperam que os gestores em-preguem bem os escassos recursos", disse o presidente do TCE, Heinz Herwig.

Pinga-fogo

O presidente da Câmara Municipal, João Cláudio Derosso (PSDB), e o líder do prefeito, Mário Celso Cunha (PSDB), conversam hoje com a equipe da prefeitura responsável pelo orçamento do município para definir se novamente os vereadores terão cotas para propostas de obras ••• Para este ano, cada vereador pôde propor obras em até R$ 200 mil no orçamento ••• Três vereadores que ocuparam a tribuna ontem para parabenizar a nova mesa diretora da Câmara aproveitaram para "pegar no pé" do próximo 2.º vice-presidente da Casa, Ademir Manforn (PP) ••• Disseram que, agora, esperam que ele seja mais assíduo nas sessões.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]