• Carregando...

Aprovação do relatório

Durante a sessão da CCJ que aprovou o relatório do senador Alvaro Dias (PSDB-PR) favorável à indicação, três senadores deixaram claro que devem dificultar a sabatina – Ronaldo Caiado (DEM-GO), Ricardo Ferraço (PMDB-ES) e Aécio Neves (PSDB-MG). O trio não teve forças para protelar a sessão de terça-feira. A votação em plenário deve ocorrer na quarta.

Votação na CCJ

A última sabatina de ministro do STF (Luis Roberto Barroso) durou sete horas. A CCJ tem 27 titulares (com direito a voto) e 27 suplentes que podem fazer questionamentos. Três blocos estariam fechados a favor de Fachin (PT/PDT/PP, PCdoB/PSB/PSol e PTB/PSC/PR/PRB), que juntos somam os 14 votos necessários para aprovar Fachin. No mínimo metade dos oito peemedebistas deve acompanhá-los. A oposição (PSDB/DEM) tem só 5 titulares.

Votação no plenário

Assim como na CCJ, Fachin precisa ser aprovado por maioria simples, em votação secreta. O PMDB é ainda mais decisivo para a votação, já que tem 18 dos 81 senadores. O maior foco de preocupação é ala do partido rebelde em relação ao governo. O PT e demais partidos alinhados ao governo somam 38 votos. PSDB, DEM e PPS têm 17 votos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]