• Carregando...

O presidente do PT, Marco Aurélio Garcia, disse nesta terça-feira que o partido não abandonou sua pretensão de presidir a Câmara dos Deputados. Ele disse que a pretensão da legenda é legítima e que o PT tem bons nomes, como Arlindo Chinaglia (SP) e Walter Pinheiro (BA). Segundo ele, sozinho o PT não consegue eleger o presidente da Câmara, por isso é preciso um entendimento com os partidos aliados.

Nesta segunda-feira Garcia defendeu um candidato único do governo, evitando assim o resultado da eleição de 2005, quando o PT lançou dois candidatos, dividiu o Congresso e abriu caminho para a vitória de Severino Cavalcanti - que renunciou após uma denúncia de fraude no contrato de um restaurante da Câmara. Ele lembrou, inclusive, que na sucessão de Severino, que renunciou para não ser cassado, a base se unificou e elegeu o deputado Aldo Rebelo (PC do B - SP).

- O governo, evidentemente, não que vá interferir, porque não tem como interferir, não gostaria que a eleição do presidente da Câmara, o segundo (cargo) na linha de sucessão, fosse turvada, complicada por um processo de grande enfrentamento e desgaste como foi aquele (de 2005) - disse.

Marco Aurélio disse que não há nenhuma restrição a ter o PTB e o PL no conselho político do segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo Marco Aurélio, os dois partidos não estão participando porque ainda não houve uma decisão de apoiar o governo.

- Mas o presidente já se reuniu com as bancadas e está convencido de que terá o apoio - disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]