O astronautaMarcos César Pontes,de43anos, chegou às 8h43m desta sexta-feira em sua cidade natal, Bauru, num avião da Força Aérea Brasileira que o trouxe de Brasília. Segundo a Polícia Militarda cidade, cerca de 5 mil pessoas aguardavam o oficial no Aeroporto local.Pontes usava o macacão cinza com a bandeira brasileira estilizada. Mesmo macacão usado na durante a estadia de 8 dias na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).
Assim que chegou ao palanqueonde aguardavam familiares, autoridades e amigos, o astronauta brasileiro se disse sem palavras para expressar o que sentia.
- É muito emocionante voltar onde tudo começou. Foi nesse aeroporto, onde apreendi a amar o céu. E também assistindo a esquadrilha da fumaça, que me influenciou no que sou hoje. Só tenho a dizer muito obrigado - declarou Pontes, em meia a apresentação deseteaviões Super Tucano, da Esquadrilha da Fumaça.
Além da receptividade do público presente, uma fanfarra e um coral se apresentaram durante a cerimônia. AEsquadrilhadaFumaça, em uma apresentação de pouco menosde uma hora, emocionou o astronautaaoescrever nos céus da cidade a inscrição: "Parabéns Pontes". E numa segunda passagem: "Brasil".
Logo após a cerimônia onde foi homenageado, Marcos Pontes seguiu em desfile em um carro de bombeiros pelas ruas da cidade, até o Teatro Municipal.O astronauta demonstravacansaço, mas duranteo percurso fez questão de acenar para a população. No local o astronautaparticipaagorade um bate-papo com crianças do ensino fundamental de escolas municipais, estaduais e particulares.



