• Carregando...

O ministro das Relações Institucionais, Walfrido Mares Guia, negou nesta quinta-feira que o PMDB tenha "posto a faca no pescoço" do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na negociação para composição do segundo escalão do governo. As indicações foram acertadas na noite de quarta-feira em reunião de Lula com o presidente do PMDB, Michel Temer.

- Nem uma coisa nem outra. Não tem nada de faca no pescoço. Não só o PMDB, mas todos os partidos políticos apresentaram demandas. Temos uma coalizão de onze partidos administrada por um conselho político que se reúne semanalmente. Discutimos tudo, os partidos apresentam as listas, os partidos maiores, listas maiores, os partidos menores, listas menores. Não temos pressão sobre nós. Os partidos têm as demandas e as apresentaram ao presidente - afirmou.

Mares Guia disse considerar normal que os partidos e as pessoas que esperam as nomeações tenham ansiedade. O ministro disse ainda que o governo e o Congresso estão trabalhando em ritmo forte para acertar todas as nomeações no menor espaço de tempo possível.

- Estamos cobrando de nós mesmos uma velocidade jamais vista. Queremos resolver tudo em três meses, aprovar tudo no Congresso e resolver todas a nomeações - afirmou.

Na reunião com Lula, Michel Temer fechou um pacote de oito indicações. Entre os nomes acertados, está o de Luiz Paulo Conde, ex-prefeito do Rio, para a presidência de Furnas, que encontrava resistência do próprio PMDB no Senado e da Casa Civil. De acordo com reportagem publicada nesta quinta-feira no jornal O Globo, Lula teria sido convencido de que a nomeação agradará a 13 deputados da bancada do Rio e o governador Sérgio Cabral, além de não haver qualquer problema que o desabone para o cargo.

Moreira Franco não deve ir para a presidência da BR Distribuidora, podendo ficar com uma diretoria da estatal ou a vice-presidência da Caixa Econômica Federal. A presidência da BR deve ficar com José Eduardo Dutra e Maria das Graças Foster, da BR, deve ir para a diretoria de Exploração da Petrobras, na qual o PMDB queria pôr um indicado do partido em Minas Gerais.

Indicado pelo próprio Michel Temer, o ex-deputado e ex-presidente da Companhia Docas de Santos Wagner Rossi irá para a presidencia da Conab. Sugerido pelo deputado Fernando Diniz, presidente do PMDB de Minas, Joanilson Laercio Barbosa Ferreira deverá ocupar a diretoria de Tecnologia do Banco do Brasil.

Para a vice-presidência de Desenvolvimento Urbano da Caixa o nome indicado pelo deputado Tadeu Filipeli (DF) - um dos maiores aliados do ex-governador Joaquim Roriz, que faz oposição ao governo Lula - foi o de Carlos Antonio de Brito, ex-presidente do Banco Regional de Brasilia (BRB).

O PMDB de Minas também está fazendo o diretor Internacional da Petrobras, para onde foi indicado João Augusto Rezende Henriques, que foi diretor comercial da BR Distribuidora no período de 1993 a 1999.

As indicações políticas foram feitas pela bancada do partido na Câmara. No encontro, o presidente Lula afirmou que as nomeações serão publicadas no Diário Oficial ao longo da próxima semana e que ele trataria pessoalmente da indicação de Conde.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]