• Carregando...
Marta Suplicy: vantagem de 15 pontos porcentuais em relação ao tucano Geraldo Alckmin | Wilson Dias/ABr
Marta Suplicy: vantagem de 15 pontos porcentuais em relação ao tucano Geraldo Alckmin| Foto: Wilson Dias/ABr

A candidata Marta Suplicy (PT) continua liderando a corrida à prefeitura de São Paulo, com 41% das preferências, de acordo com pesquisa Ibope divulgada ontem. Em segundo lugar, está o candidato Geraldo Alckmin (PSDB) com 26% das intenções. O ex-prefeito Paulo Maluf (PP) registrou 9%; o prefeito Gilberto Kassab (DEM), candidato à reeleição, registrou 8%; Soninha Francine (PPS) registrou 2% e Ivan Valente (PSol), 1%. Os outros candidatos não tiveram pontuação.

Dentre os indecisos, 4% afirmaram que votariam em branco ou nulo, 7% não quiseram mencionar nenhum candidato e 1% dos entrevistados não opinou. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos porcentuais.

Na pesquisa anterior, divulgada no dia 19 de julho, Marta e Alckmin apareceram tecnicamente empatados, com 34% e 31%, respectivamente, levando em conta a margem de erro. Nessa mesma mostra, Kassab registrou 10%, Maluf 9%, Soninha 2% e Ciro Moura 1%. O total de votos em branco ou nulo ficou em 8% e não sabe ou não opinou 4%.

A pesquisa Ibope ouviu eleitores entre os dias 12 e 14 de agosto e entrevistou 805 eleitores da capital paulista. O intervalo de confiança estimado é de 95%. A pesquisa está registrada na 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, sob número 01700108.

No Rio de Janeiro, o candidato do PRB, Marcelo Crivella, lidera com 28% das intenções de votos. Eduardo Paes (PMDB) e Jandira Feghali (PC do B) aparecem empatados tecnicamente em segundo lugar. Paes subiu quatro pontos em relação a última pesquisa e tem agora 12%; Feghali foi de 14% a 11%. Solange Marala (DEM) tem 6%; Fernando Gabeira (PV), 4%; Chico Alencar (PSOL), 4%; Alessando Molon (PT), 1%.

Recife

No Recife, um petista também está na frente na corrida eleitoral, Com os padrinhos que tem, não foi surpresa o avanço expressivo do candidato João Costa (PT) na disputa pela prefeitura da capital pernambucana. Segundo pesquisa Ibope divulgada ontem, em um mês o candidato petista deu um salto de 10 pontos porcentuais e agora lidera com 30% das intenções de voto, embora em empate técnico com o ex-governador Mendonça Neto (DEM), que oscilou 3 pontos para baixo e agora tem 27%. A seguir aparecem os candidatos Cadoca (PSC), com 20% (22% em julho), e Raul Henry (PMDB), com 6% (7% em julho).

O grande responsável pela ascensão de Costa, um ex-secretário sem grande visibilidade pública da gestão do petista João Paulo, são seus dois padrinhos. Um deles, o próprio prefeito, tem sua administração na prefeitura muito bem avaliada: ostenta 61% de bom e ótimo com apenas 10% de ruim e péssimo. O outro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, vai melhor ainda: tem 74% de bom e ótimo e 9% de ruim e péssimo.

Nas simulações de segundo turno, Mendonça ainda vence os embates contra os dois principais adversários, embora na disputa com Costa a diferença tenha sido substancialmente reduzida desde julho. Na simulação contra o petista, o candidato do DEM venceria por 48% a 38% (há um mês, o resultado era 58% a 28%); bateria Cadoca por 47% a 33% (era 48% a 35% no mês passado). Cadoca ainda venceria Costa por 44% a 40% (54% a 31% em julho).

Os dois líderes na disputa, Costa e Mendonça, têm também a menor rejeição do eleitorado, ambos com 16%, seguidos por Cadoca, com 22%, e Henry, com 23%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]