• Carregando...

Os atuais deputados estaduais do PMDB, PSDB e PFL estão calculando que serão necessários 45 mil votos nominais para garantir um mandato. Se os números forem confirmados, apenas 15 dos 26 parlamentares das três siglas conseguiriam a reeleição, se for levado em conta o desempenho que tiveram nas urnas em 2002.

Dificuldade – O presidente da Assembléia Legislativa, Hermas Brandão (PSDB), disse que recebe uma média de 50 currículos por dia de pessoas pedindo emprego. "Tem advogado lutando por um emprego de R$ 600 para sobreviver", afirmou. O argumento é usado para levantar sua preocupação com o projeto do governo que cria o salário mínimo estadual de R$ 437. Além de aumentar o desemprego, a nova lei pode incentivar o mercado informal, na avaliação do presidente.

Nepotismo – O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) contabilizou, até o último dia 24, 2.673 demissões efetivadas no Judiciário brasileiro desde que o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a proibição do nepotismo. O campeão em demissões é Minas Gerais, com 494 servidores dispensados por serem parentes de juízes, desembargadores e funcionários com funções de chefia. O estado é seguido no ranking do nepotismo por Mato Grosso e Alagoas, que exoneraram, respectivamente, 212 e 202 servidores comissionados.

Agrário 1 – A bancada do PT na Câmara Federal elegeu por unanimidade o deputado federal paranaense Assis Miguel do Couto para coordenar o núcleo agrário da bancada. Ligado ao setor da agricultura familiar, Assis ficará encarregado de mobilizar a bancada para aprovar projetos que beneficiem os pequenos produtores. O parlamentar paranaense vai substituir a Orlando Desconsi, do Rio Grande do Sul.

Agrário 2 – Na outra ponta da política agrária do país, outro deputado federal paranaense assumiu a Comissão de Agricultura da Câmara. O pefelista Abelardo Lupion vai substituir o goiano Ronaldo Caiado na presidência da comissão. Os dois, no entanto, pertencem à bancada ruralista, mais ligada aos grandes produtores.

Proteção – Se for aprovado o projeto apresentado pela deputada federal paranaense Selma Schons (PT), o Ministério da Saúde poderá ser obrigado a distribuir gratuitamente, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), protetor solar para o cidadão com renda familiar de até três salários mínimos. "Os bloqueadores solares custam muito caro para os padrões salariais dos brasileiros. Muitas farmácias concedem desconto em remédios, mas nunca nos preços dos protetores solares, que são, erroneamente, considerados cosméticos", justifica.

Alerta – O secretário dos Transportes, Waldyr Pugliesi, faz apelos aos moradores e proprietários de terras nas proximidades da Estrada do Cerne. Segundo ele, a pavimentação da rodovia vai gerar valorização nas propriedades e atrair especuladores. "São pessoas que vivem lá há mais de 30 anos. Devem manter suas posses e ficar atentos com a especulação, pois assim como ocorreu no Vale do Ribeira com a pavimentação da estrada entre Rio Branco do Sul e Cerro Azul suas terras vão sofrer forte valorização com a chegada do asfalto", afirma.

Sincronizado – O vice-prefeito Luciano Ducci avalia que a escolha do candidato à Presidência da República dos tucanos deve acontecer ao mesmo tempo que a definição do PSDB para a disputa do governo estadual. Para Ducci, os dois nomes devem ser anunciados no fim do mês de março.

Conselho – O vereador André Passos (PT) comemorou a notícia da composição do Conselho Anti-Drogas. Autor da lei que foi aprovada na metade do ano, desde então o vereador esperava que a prefeitura tomasse a iniciativa de efetivar o conselho, nomeando os componentes.

Pinga-fogo

- A Assembléia Legislativa inicia nos próximos dias as entrevistas com os 24 candidatos ao cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas (TC).

- Cada postulante será sabatinado pela Comissão Especial que, no prazo de cinco dias após o início dos trabalhos, deverá anunciar o parecer com os nomes que estão aptos a seguir na disputa.

- A expectativa é que o processo tenha início ainda na primeira quinzena de março.

- O vereador Stephanes Júnior (PMDB) realizou consulta ao Ministério Público sobre a legalidade de órgãos públicos manterem contas em bancos privados.

- Em resposta, o MP afirmou que não pode responder como consultar, mas apenas encaminhar denúncia de irregularidade.

- O vereador Tico Kuzma (PPS) há uma semana está tentando marcar um encontro com o secretário de Segurança, Luiz Fernando Dellazari. Mas não consegue.

- A secretária afirma que o secretário está sempre com a agenda lotada. Há duas semanas o pai de Kuzma foi assassinado em frente de casa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]