• Carregando...

Em 24 horas, o estado de Mato Grosso do Sul registrou mil novos casos de dengue. A situação é de alerta. Em duas cidades, já foram constatadas epidemias: Campo Grande e Aquidauana.

Os números indicam que a dengue fugiu do controle no estado. O boletim de quarta-feira (31) da Secretaria de Saúde mostra que o mês de janeiro terminou com 13.277 casos da doença. Duas pessoas já morreram com dengue hemorrágica.

O estado concentra mais de 70% dos casos registrados em todo o Brasil. O ministro da Saúde, Agenor Alvarez, desembarcou em Campo Grande na noite de quarta, acompanhado por técnicos de Brasília. Nesta quinta-feira (1º), ele deve se reunir com autoridades do estado para tentar soluções no combate aos focos do mosquito.

A Justiça autorizou a entrada de agentes de saúde em casas que estão fechadas ou abandonadas, para que seja feito o controle dos focos do mosquito transmissor. As floriculturas também estão sendo fiscalizadas e algumas já foram lacradas por não cumprir a determinação da Secretaria de Saúde, de manter o ambiente limpo e sem poças de água.

O Exército participa do mutirão de combate à doença em Campo Grande. As igrejas também estão colaborando. Durante as missas, os padres alertam fiéis sobre os perigos da doença.

Sintomas

A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Os principais sintomas são febre alta, dores no corpo, perda de apetite, cansaço e manchas vermelhas pelo corpo.

A melhor maneira de combater a doença é acabar com os focos do mosquito, que se reproduz na água parada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]