• Carregando...

"Isso aqui não pode ser a Casa da Mãe Joana. Se alguém já acertou gabinete terá de voltar atrás."

Nereu Moura, primeiro secretário da Assembléia Legislativa, avisando os eleitos que fará um sorteio dos gabinetes para acabar as brigas e fazer uma distribuição justa.

Medida – O sorteio para os 20 eleitos será hoje, às 10 horas. "Vai ser uma distribuição justa, por pura sorte", diz Nereu Moura. Alguns gabinetes maiores serão divididos. A sede de alguns em garantir as melhores salas está provocando até constrangimento nos que não conseguiram a reeleição. Deputados e assessores entram nos gabinetes e chegam até a medir o espaço. Tem novato que colocou até placa com o nome na porta.

Contrário – O senador Flávio Arns (PT) afirmou que está observando com muita atenção a disputa pela presidência da Câmara Federal. "Não posso me furtar a esse debate. E o Gustavo Fruet (PSDB) tem o meu apoio", disse ele. "Reflito o que é melhor para o Paraná, ao Brasil e à sociedade", disse, sendo contrário à posição do PT, que apóia Arlindo Chinaglia (PT).

Pedidos – O senador Osmar Dias (PDT) é outro que está em campanha por Gustavo Fruet (PSDB). Hoje ele se reúne, em Curitiba, com o presidente nacional do PFL, Jorge Bonhausen. Entre os assuntos em pauta, está o pedido para que os pefelistas fechem apoio ao deputado tucano. Osmar está ainda articulando com o presidente nacional do PDT, Carlo Lupi, para que os pedetistas também fechem questão com Fruet.

Secretariado – O prefeito Beto Richa (PSDB) afirmou ontem que vai fazer uma minir-reforma em seu secretariado. "São alguns ajustes pontuais, em um lugar ou outro". Os órgãos e as datas ainda não foram definidos. O prefeito, junto a assessores mais próximos, está afinando suas decisões.

Convocação – O presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Nova Olímpia, Luiz Lázaro Sorvos, está convocando os prefeitos do Paraná para uma assembléia-geral no dia 12 de fevereiro, em Curitiba. Na pauta, estará o impacto financeiro do Plano de Aceleração de Crescimento (PAC), anunciado pelo governo federal, aos municípios. Os prefeitos também devem discutir o Supersimples, criado pela nova lei das microempresas, e o valor dos recursos destinados ao transporte escolar no orçamento do Paraná em 2007.

Nepotismo – A desembargadora Rosene Arão de Cristo Pereira, da 5.ª Comarca Civil do Tribunal de Justiça do Paraná, negou ontem o pedido de suspensão da liminar que obrigou a prefeita de São Pedro do Ivaí, Cristiane Zulian (PMDB), a demitir os cinco parentes dela que estavam empregados na prefeitura.

Reprovado – A Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE) desaprovou ontem a prestação de contas de dez convênios por meio dos quais o governo do estado repassou recursos públicos a prefeituras (seis casos), entidades beneficentes (dois), uma empresa de economia mista e uma cooperativa agropecuária. O volume total dos repasses que tiveram as contas desaprovadas soma R$ 550 mil. Na mesma sessão, foram aprovadas as contas de 24 convênios.

Falhas – As irregularidades levantadas pelo TCE vão desde a falta de documentos e a não-aplicação financeira dos recursos antes de seu empenho – conforme determina a lei – até a falta de licitação e a ausência completa de prestação de contas do dinheiro público recebido.

Punição – Entre as penalidades aos gestores que tiveram as contas desaprovadas estão a devolução dos recursos recebidos, a aplicação de multas, a inscrição deles na dívida ativa do estado (caso não devolvam os valores) e a remessa do material ao Ministério Público Estadual para a abertura de ação penal. Todos podem recorrer da decisão no TCE, num prazo de 15 dias após a notificação.

Pinga-fogo

O presidente estadual do PPS, Rubens Bueno, cobrou ontem agilidade do Ministério Público Estadual sobre a apuração de crimes políticos no Paraná ••• Houve, nos últimos anos, oito assassinatos com essa conotação em território paranaense ••• Foram mortos quatro pepessistas, três petistas e um do PCdoB ••• Os vereadores da base de apoio de Beto Richa aproveitaram a reunião do projeto do eixo metropolitano com secretários municipais e presidentes e técnicos da Urbs e do Ippuc, ontem à tarde, para reivindicar medidas urgentes para aprimorar a segurança dos pedestres de Curitiba ••• Eles pediram a construção de trincheiras nas estações Vila São Pedro, Santa Bernardete e Salgado Filho – locais críticos de tráfego *** Os parlamentares também alegaram a necessidade da construção de passarelas a cada 500 metros entre as estações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]