Na prática, a proposta aprovada pelos vereadores não muda o que já vem sendo feito pela prefeitura de Curitiba por orientação do Tribunal de Contas (TC). Segundo a assessoria de imprensa do TC, o entendimento prévio do tribunal é que só há necessidade de fazer uma lei prévia antes da liberação de recursos no caso de repasses para empresas com fim lucrativo. No caso de subvenções sociais repasses para entidades sem fins lucrativos e de caráter social ou cultural , a lei específica não é exigida.
A prefeitura afirma que a proposta foi uma orientação do próprio TC. "A lei vem no sentido de reforçar os trâmites legais que já vinham sendo observados", afirma o secretário de Finanças, Luiz Eduardo Sebastiani.
Ele ainda argumenta que existem ações diretas de inconstitucionalidade consideradas procedentes que dão amparo ao modo de trabalho. Uma dessas é a 342/PR, que trata de uma lei estadual.
Porém, na avaliação do professor de Direito Financeiro Rodrigo Kanayama, da UFPR, não é possível relacionar essas açõesque tratam de legislações estaduais e municipais com a Lei de Responsabilidade Fiscal. "Isso é forçar um pouco a interpretação das decisões", comenta. Já o TC, embora não exija uma lei específica para esses casos, o recomenda que, se ela for feita o Executivo deve listar o nome de todas as entidades que receberão recursos. Mas não há necessidade de determinar nesta lei o quanto cada ONG receberá, uma vez que isso pode dificultar a liberação de verbas ao longo do ano, informa a assessoria do TC.
O texto enviado pela prefeitura e aprovado pelos vereadores, no entanto, não tem essas informações. Apenas autoriza o gestor municipal a fazer os repasses, sem especificar os nomes das empresas públicas e instituição sem fins lucrativos aptas a receber as verbas. Essa informação também não está no texto do orçamento. (CO)
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