• Carregando...

Gilmar Mendes completou ontem um ano como presidente do STF e só deixa o cargo em abril de 2010. Ele foi nomeado ministro do Supremo há sete anos pelo ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Mendes foi advogado-geral da União durante os últimos anos do governo tucano (2000 a 2002).

Antes disso, também teve atuação destacada durante a gestão Fernando Collor, quando foi consultor jurídico da Secretaria-Geral da presidência (1990 a 1992). As relações políticas do passado colaboram com a tese de que Mendes possui poucas afinidades com o PT e o presidente Lula. A família dele comanda a política na região de Diamantino (MT), onde nasceu.

Em Brasília, ganhou fama ao conceder habeas corpus ao banqueiro Daniel Dantas, preso durante a operação Satiagraha. No campo teórico, o ministro formou-se bacharel em Direito pela Universidade de Brasília. Fez mestrado e doutorado na Alemanha. É reverenciado como um dos maiores estudiosos de Direito Constitucional. Mendes tem 53 anos, o que garante o direito de permanecer no Supremo até 2026, antes da aposentadoria compulsória.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]