• Carregando...
Joaquim Barbosa, presidente do STF | Fellipe Sampaio/STF
Joaquim Barbosa, presidente do STF| Foto: Fellipe Sampaio/STF

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) consideram otimista a estimativa do presidente da corte, Joaquim Barbosa, de que a execução das penas dos 25 condenados no processo do mensalão, incluindo as prisões, ocorrerá até julho. Se forem tomados como base julgamentos de ações penais mais simples do que a do mensalão, a execução poderá demorar anos. Condenado pelo STF em 2010 por formação de quadrilha e peculato, o deputado federal Natan Donadon ainda não foi preso e continua a exercer normalmente o seu mandato na Câmara. O próprio Joaquim Barbosa rejeitou em janeiro um pedido do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, para que a condenação fosse executada. Segundo Barbosa, o deputado somente poderá ser preso quando não for mais possível recorrer. Para encerrar a ação do mensalão e determinar a prisão dos réus, entre os quais o ex-ministro José Dirceu, o STF ainda precisa cumprir uma série de etapas no processo.

Em altaBeto Richa

Pesquisa Ibope divulgada na semana que passou mostrou que o governador tem 73% da aprovação dos paranaenses. O maior índice está na Região Noroeste, onde o governador conta com a aprovação de 91% da população, segundo a pesquisa.

Em baixaRio e Espírito Santo

O Supremo Tribunal Federal liberou a votação do veto parcial da presidente Dilma à nova distribuição dos royalties do petróleo. A decisão foi uma derrota para o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, os dois principais estados produtores.

Em Brasília

O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), estará em Brasília na segunda-feira. Fruet se reunirá com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e com a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. Na pauta do encontro, o apoio federal para projetos na área de mobilidade urbana, saúde e educação do município.

Transparência

O Instituto Curitiba de Informática (ICI) e a prefeitura de Curitiba assinam nos próximos dias um aditivo para dar mais transparência aos contratos firmados entre as duas instituições. O aditivo prevê a adequação ao Sistema Integrado de Transferências (SIT) do Tribunal de Contas do Paraná (TC). No início deste ano, reportagem da Gazeta do Povo mostrou que a prefeitura não prestava informações ao TC sobre os contratos com o ICI.

De olho na novela

O governo do Paraná instituiu na semana que passou o Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas no Estado do Paraná, que ficará vinculado à Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. O núcleo tem por principal função a prevenção, articulação e planejamento das ações para o enfrentamento ao tráfico de pessoas na esfera estadual. O tema vem sendo mostrado na novela da Rede Globo Salve Jorge.

Gerentona

A presidente Dilma Rousseff parece ter outros planos para a senadora Gleisi Hoffmann (foto), cotada para disputar o governo do Paraná pelo PT em 2014. Durante o jantar na casa do vice-presidente, Michel Temer (PMDB), na semana que passou, Dilma teria comentado que Gleisi pode ser a "grande gerente" do governo no período eleitoral. Como vai disputar a reeleição, Dilma vai ter de percorrer estados e municípios e caberia a Gleisi "tocar" o país.

Rádio e tevê

Rafaela Quintana, filha do deputado estadual Caíto Quintana (PMDB), foi nomeada para um cargo em comissão na Rádio e Televisão Educativa do Paraná (RTVE). O decreto foi assinado pelo governador Beto Richa (PSDB).

Pinga-fogo

"Eu não tenho interesse, eu não tenho physique du rôle."

Joaquim Barbosa, presidente do STF, descartando a possibilidade de concorrer a um cargo eletivo no futuro, usando uma expressão francesa que se refere ao perfil certo para um papel.

Colaboraram: Andreson Gonçalves e Karlos Kohlbach.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]