• Carregando...

A reunião em Brasília entre o governador Roberto Requião (PMDB), senadores, deputados federais e estaduais está marcada para quarta-feira, às 10 horas. Segundo Alexandre Curi, a oposição vai ser representada pelo líder da bancada na Assembléia, Valdir Rossoni (PSDB), o líder do PFL, Plauto Miró, além de Augustinho Zucchi (PDT). O senador Osmar Dias (PDT) diz que participa se for convidado. O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo (PT), confirmou presença.

Sabatina – Os deputados que compõem a Comissão de Saúde da Assembléia se preparam para questionar o secretário de Saúde, Cláudio Xavier, durante reunião, quarta-feira, às 10 horas, na sala das comissões. Cada um dos sete parlamentares terá dez minutos para perguntas. "Mas a principal curiosidade será sobre a decisão do governador de avocar para si a compra de remédios. As explicações dadas até agora não foram convincentes nem suficientes", diz o presidente da comissão, Ney Leprevost (PP).

Telinha – A oposição está em contagem regressiva à espera da instalação da TV Assembléia. O líder do PDT, Luiz Carlos Martins, está adiando sua fala para o próximo mês, quando o canal entra no ar. "Vou falar com o governador pela televisão. Como a oposição não tem espaço como ele tem na escolinha, é melhor esperar para falar olho no olho", diz. O deputado garante ter "dados interessantes" sobre os gastos com publicidade no atual e no ex-governo.

Pronto – O ex-procurador-geral do Estado Sérgio Botto de Lacerda retorna a Curitiba no dia 25 e estará à disposição da Assembléia Legislativa para falar sobre o caso Sanepar-Pavibrás. Botto está num congresso em Istambul, Turquia, e garante que, até o dia 30, vai conversar com os deputados. Só depende da presidência da Casa marcar o dia.

Prestação – Apesar do anúncio da saída do secretário da Fazenda, Heron Arzua, o homem forte do governo ainda continua no cargo até o fim do mês. É o próprio Arzua que deve comparecer na Assembléia Legislativa na audiência pública para prestação de contas do quadrimestre. A oposição critica o atraso na apresentação do balanço, que deveria ter sido feito pelo governo no mês passado, por exigência da lei.

Noite 1 – O deputado Fabio Camargo (PTB) protocola amanhã um pacote de projetos para atender reivindicações de bares, restaurantes e casas noturnas do Paraná. As propostas permitem que os estabelecimentos tratem com o cliente a transformação da entrada em consumação mínima de produtos, estabelece prazos para a renovação dos alvarás e abre a possibilidade de moradores próximos a casas noturnas solicitarem a segurança da PM, mediante pagamento de taxas.

Noite 2 – Outra proposta semelhante vai ser apresentada também nesta segunda-feira pelo deputado Stephanes Júnior (PMDB). O projeto dá liberdade ao cliente do estabelecimento noturno de escolher entre entrada ou consumação mínima. O projeto foi elaborado atendendo a um pedido da Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas. A atual legislação em vigor no Paraná permite apenas a cobrança da entrada.

Frente – O presidente do Conselho Deliberativo do Atlético, Mario Celso Petraglia, deve apresentar nesta semana ao governo do estado o projeto do novo estádio da Arena da Baixada para sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014. A cópia vai ser encaminhada aos deputados. "Não é um projeto só do Atlético, mas vai envolver o governo do estado e a prefeitura de Curitiba" , diz o deputado estadual Alexandre Curi (PMDB), um dos integrantes do grupo pró-Atlético.

Pausa – O deputado estadual Mohamad Ali Hanzé (PMDB) é o terceiro a pedir licença da Assembléia, este ano, para tratamento médico. O primeiro foi Geraldo Cartário (PMDB), que está fora desde o início do mandato. Na semana passada, foi a vez de Luiz Fernandes Litro (PSDB).

* * * * *

Pinga-fogo

O artigo 64 da Lei Orgânica de Curitiba vem causando muita polêmica na Câmara Municipal.

• O artigo diz respeito à Ouvidoria do município, que existe pela lei, mas não na prática.

• Vereadores que fazem parte da comissão de revisão da Lei Orgânica Municipal estão divididos.

• Cinco querem tirar o artigo e cinco manter. A discussão continuará na próxima quarta-feira.

• A família Iensen vai tentar manter a tradição política na eleição de 2008. ••• O administrador de empresas João Rafael Iensen, 26 anos, vai concorrer a vereador em Curitiba pelo PSC.

• O pré-candidato pretende seguir a trajetória do avô, Matheus Iensen, deputado federal por duas vezes, e do pai, João Iensen, deputado estadual e federal pelo Paraná.

• João tem ainda o apoio do tio, o ex-deputado estadual Vanderlei Iensen, assessor de gabinete do governador Roberto Requião (PMDB).

* * * * *

"Nosso objetivo é mostrar ao presidente Lula que o assunto conseguiu reunir toda a cúpula política do Paraná."

Alexandre Curi (PMDB), deputado estadual, sobre o apelo do governo para que deputados e senadores, inclusive da oposição, se unam contra a cobrança, pela União, da multa mensal de R$ 10 milhões.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]