• Carregando...
Michel Temer: ainda internado | Evaristo Sá/A
Michel Temer: ainda internado| Foto: Evaristo Sá/A

Câncer

Lula começa hoje a fazer radioterapia

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia hoje as sessões de radioterapia contra o câncer na laringe. Diferentemente das sessões de quimioterapia, quando permanecia internado na primeira noite de tratamento, Lula deve comparecer diariamente ao Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, por seis a sete semanas. "A internação geralmente não é necessária, só em caso de complicação", explicou Luiz Paulo Kowalski, um dos médicos da equipe que trata o ex-presidente.

A expectativa dos médicos é de que Lula enfrente a radioterapia tão bem quanto tolerou os três ciclos de quimioterapia. O ex-presidente só deve sofrer efeitos colaterais da radiação a partir da terceira ou quarta semana. "Nas primeiras semanas, os pacientes conseguem tocar suas atividades", disse Kowalski.

Durante as sessões, o paciente permanece deitado por 10 a 12 minutos no aparelho de radioterapia. A cabeça é imobilizada de modo a garantir que a radiação atinja a região a ser tratada. No caso de Lula, a radiação deve abranger, além do tumor na laringe, os gânglios próximos. (AE)

São Paulo - O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, informou no começo da tarde de ontem que foi bem-sucedida a operação para a retirada da vesícula do vice-presidente da República, Michel Temer, 71 anos. Temer, segundo o relatório do hospital, passava bem e permanecia internado após procedimento cirúrgico.

Segundo a assessoria de imprensa do hospital, Temer chegou ao local na noite da segunda-feira, conforme agendamento prévio da cirurgia. O vice-presidente havia descoberto as pedras na vesícula no mês passado.

Temer desembarcou na capital paulista após período de descanso em Itacaré, na Bahia. O vice deveria passar a noite de ontem no hospital e ficar de repouso por três ou quatro dias, segundo a Vice-Presidência. A mulher de Temer, Marcela, o acompanhou no hospital. O médico responsável pelo procedimento é Albino Sorbello, doutor em cirurgia do aparelho digestivo em gastroenterologia.

A remoção da vesícula é comum quando se detecta o surgimento de cristais em formação. A cirurgia é feita para evitar complicações maiores que podem ser causadas pelo cálculo, como a icterícia e a inflamação do pâncreas. O corpo humano se adapta à ausência da vesícula sem maiores consequências.

Em setembro, o vice-presidente foi internado em São Paulo devido a uma intoxicação alimentar que evoluiu para um quadro de desidratação, de acordo com informações fornecidos pelo Hospital Albert Einstein na ocasião.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]