• Carregando...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira (24), durante lançamento do canal internacional da TV Brasil, que a mídia brasileira só mostra ao exterior os "piores momentos" do país. Segundo Lula, a TV pública, que será vista agora em 49 países da África, deve revelar o Brasil "como ele é".

"Essa TV pública pretende ser a cara do Brasil no exterior. Se eu pudesse medir a qualidade do que tem hoje, parece que quando colocamos as coisas lá para fora só colocamos os piores momentos", disse.

Lula também rebateu críticas feitas quando a TV Brasil foi lançada, em dezembro de 2007, de que seria um canal para fazer propaganda do governo. "Estou num momento que quanto mais mal se fala de mim, melhor. Não quero uma TV pra falar bem do Lula, é para mostrar o potencial do Brasil."

"Nós não queremos que fique lá fora a imagem dos piores momentos deste país, queremos que fique lá fora a imagem do que nós somos como somos. Uma TV que possa discutir política com clareza, de que possa dar uma visão de que o mundo não tem apenas a língua inglesa. Porque o português só vai ser respeitado quando for ouvido e falado", defendeu.

O presidente também criticou analistas e colunistas políticos do brasileiros. Segundo Lula, muitos deles têm "mentalidade de exterior". "Sempre tive preocupação porque no Brasil rebaixamos muito o debate político. Às vezes fico imaginando que muita gente que faz análises sobre a situação política do Brasil fez curso de doutorado no exterior", disse. "É gente com uma mentalidade do exterior tentando analisar um problema eminentemente nacional, que são os problemas políticos nacionais", criticou.

O presidente defendeu ainda que o Brasil divulgue a língua portuguesa e mostre, por meio do canal internacional de televisão, que não "existe apenas a língua inglesa no mundo".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]