• Carregando...
Rui Falcão, presidente nacional do PT | Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr
Rui Falcão, presidente nacional do PT| Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr
  • Walfrido Mares Guia, ex-ministro e ex-presidente do PSB de Minas Gerais

O PT vai gastar R$ 2 milhões nas eleições internas da legenda, marcadas para 10 de novembro, quando serão renovados seus comandos nacionais, estaduais e municipais. A cifra foi divulgada pelo presidente nacional do partido, Rui Falcão (foto). Segundo Falcão, ficam fora dos R$ 2 milhões o custeio de passagens e hospedagem para os candidatos que participarem de debates oficiais e a produção e impressão dos documentos de teses das tendências. A informação foi repassada pelo petista após encontro do diretório nacional ontem, em São Paulo. O diretório foi convocado extraordinariamente para redefinir as regras da eleição. Os dirigentes ficaram preocupados com o endurecimento de algumas normas decidido pelo último congresso da legenda, como a necessidade de comprovar uma atividade política para o filiado estar apto a votar. Por outro lado, as alas mais à esquerda do partido temem votação em massa favorecendo as principais correntes petistas. O PT tem mais de 1,6 milhão de filiados. Na última eleição, em 2009, votaram 530 mil pessoas.

Aliás...

Durante a reunião de ontem, o PT decidiu suprimir críticas a partidos aliados e à política econômica do governo Dilma Rousseff que faziam parte de documento discutido pelo diretório nacional da sigla há dez dias. A primeira versão do texto, que havia sido revelada pela Folha de S.Paulo, cobrava rompimento de alianças com partidos considerados "conservadores", mas ainda dependia de aprovação do comando executivo petista. Até o fechamento desta edição, o documento final ainda não havia sido divulgado.

Data marcada 1

O presidente da STF e relator do processo do mensalão, Joaquim Barbosa, vai marcar para até o dia 15 de agosto o início do julgamento dos recursos dos réus condenados. Barbosa também vai propor aos colegas que seja realizada uma sessão extra por semana até a conclusão do caso. Assim como no ano passado, quando o processo foi julgado, as sessões serão nas segundas, quartas e quintas-feiras.

Data marcada 2

O ministro tem a intenção de impor um ritmo breve à nova fase do julgamento, para não adiar ainda mais o cumprimento das penas impostas aos condenados. Dos 37 réus, 25 foram condenados. Todos recorreram da sentença. Barbosa já deixou claro em decisões passadas que as penas só podem ser executadas depois do trânsito em julgado – ou seja, quando terminarem os julgamentos dos recursos.

Rebate

Por falar no ministro Joaquim Barbosa, ontem o Ministério das Relações Exteriores criticou declarações feitas pelo presidente do STF sobre a pasta. Em entrevista ao jornal O Globo, publicada no domingo, o ministro afirmou que "o Itamaraty é uma das instituições mais discriminatórias do Brasil" – Barbosa fez concurso para a carreira diplomática, mas não foi aprovado.

Porta-voz do Itamaraty, o embaixador Tovar Nunes afirmou que a pasta respeita "a opinião pessoal [do presidente do STF], mas gostaríamos que ele se atualizasse."

Semiaberto

A defesa do deputado estadual Marcos Donadon (RO) – irmão do deputado federal Natan Donadon – impetrou um pedido liminar no Supremo Tribunal Federal requerendo a fixação do regime inicial semiaberto para o cumprimento da pena imposta ao parlamentar. Condenado por formação de quadrilha, peculato e supressão de documento, Donadon está preso desde o dia 26 de junho no Centro de Correição Vale do Guaporé, em Porto Velho, Rondônia.

Pinga-fogo

"Essa candidatura foi uma surpresa para mim. Se eu soubesse, não teria ido para o PSB. Tenho compromisso com Lula e com a presidente Dilma."

Walfrido Mares Guia, ex-ministro e ex-presidente do PSB de Minas Gerais, sobre a possível candidatura de Eduardo Campos para a Presidência.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]