• Carregando...

Prestes a se lançar oficialmente na disputa pela presidência da Câmara Federal, o deputado Ciro Nogueira (PP-PI) desponta hoje como o candidato preferencial do chamado "baixo clero", composto por deputados com pouca expressão na Casa. Nessa condição, Nogueira usa e abusa do velho jeito de fazer campanha, com farta distribuição de mimos, como garrafas de champagne Veuve Clicquot, vinhos chilenos, chocolates finos, flores e gravatas. Sem esquecer, é claro, da defesa intransigente dos interesses corporativistas dos parlamentares.

Tanta benevolência lhe rendeu o apelido de "o bom companheiro". Em 2005, Nogueira foi um dos mentores da candidatura à presidência da Câmara do ex-deputado e hoje prefeito eleito de João Alfredo, Severino Cavalcanti (PP-PE). Conhecido como o "rei do baixo clero", Severino renunciou ao mandato de deputado debaixo de uma saraivada de denúncias, a começar pela comprovada cobrança de uma propina para permitir o funcionamento de um restaurante dentro da Câmara.

Acordo pela PEC

O deputado federal Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) quer reunir a bancada do Paraná na Câmara em um acordo para votar ainda neste ano a PEC da reforma tributária. Rocha Loures, que defende a urgência da votação da PEC, disse que vai procurar o coordenador da bancada paranaense, Dilceu Sperafico (PP) nesta semana para tratar do tema.

Emendas paranaenses

A bancada federal do Paraná pretende se reunir nesta semana com o ministro das Relações Institucionais, José Múcio, para reivindicar R$ 30 milhões para os hospitais filantrópicos do estado. Se liberados, os recursos podem beneficiar 37 hospitais paranaenses.

Novo inquérito 1

O ministro do STF, Celso de Mello, autorizou a abertura de novo inquérito para apurar supostas irregularidades que teriam sido cometidas pelo deputado federal Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho da Força Sindical. O deputado já é investigado em outro inquérito no STF, em virtude de seu suposto envolvimento no esquema de desvio de recursos do BNDES revelado pela Operação Santa Tereza, da Polícia Federal.

Novo inquérito 2

No novo inquérito, será investigada a contratação, sem licitação, da Fundação João Donini pela Força Sindical, presidida por Paulinho. A fundação teria sido contratada para ministrar cursos profissionalizantes para desempregados e pessoas de baixa renda, custeados por recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), do Ministério do Trabalho e Emprego. Há suspeitas da existência de alunos fantasmas.

Homenagem

O vereador André Passos (PT) está propondo que a Câmara de Curitiba conceda o título de "Vulto Emérito de Curitiba" ao advogado Guilherme Gonçalves. Ele é amigo de Passos desde a época de faculdade e, durante o período eleitoral, trabalhou como advogado da candidatura de Gleisi Hoffmann (PT). A Câmara deve votar o projeto de concessão do título a Gonçalves amanhã.

Ingrid e Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve receber na próxima sexta-feira a ex-senadora colombiana Ingrid Betancourt, que foi seqüestrada pelas Farc. O encontro vai ocorrer no escritório da Presidência da República em São Paulo e servirá para que Ingrid agradeça pessoalmente a Lula o apoio em favor de sua libertação, à época em que estava presa na selva.

Liderança

Depois de ter sido colocada em dúvida a continuação do vereador Mário Celso Cunha (PSB) como o líder do prefeito Beto Richa (PSDB) na Câmara de Curitiba, nos bastidores há quem garanta que ele será mantido no cargo. Segundo fontes da Câmara, ele contaria com o apoio da maioria dos vereadores da base aliada do prefeito. Beto Richa ainda não se pronunciou sobre quem será o líder do prefeito no ano que vem.

Pinga-fogo

A pedido do senador José Sarney (PMDB-AP), os senadores do PMDB devem adiar a definição sobre a indicação do candidato do partido à presidência da Casa, que está marcada para depois de amanhã. A nova iniciativa de Sarney, que continua afirmando nos bastidores sua decisão de não disputar com o petista Tião Viana (AC) no plenário, serviu para provocar novos rumores de que ele aceitaria o cargo, caso haja um acordo entre os partidos do governo e da oposição.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]