• Carregando...
 |
| Foto:

Soou o alerta de petistas preocupados com um possível escorregão da pré-candidata Dilma Rousseff (PT) que possa deixá-la com a imagem de grosseira. Problemas com uma tradutora em uma coletiva de imprensa, em Nova Iorque, irritaram Dilma na última sexta-feira. A petista chegou a chamar a tradutora de "minha santa". Dilma, que preferiu falar em português na entrevista, chegou a elogiar o primeiro tradutor. A partir da metade da coletiva, a tradução ficou por conta da angolana Marísia Lauré. Perguntada sobre o delicado tema da autonomia do Banco Central, Dilma falou da "autonomia operacional" do órgão. Marísia esqueceu uma das palavras e Dilma completou, em inglês: "operational autonomy". Em seguida, repreendeu a tradutora. "Eu peço para você traduzir literalmente, porque é complicado [o tema]." O mau humor da candidata não parou por aí. "Eu prefiro que você copie e faça [a tradução depois] porque, se não, eu vou quebrar meu raciocínio todo, tá bom?", pediu Dilma à tradutora. Na pergunta seguinte, Marísia trocou "redução da dívida" por "redução de impostos". Dilma a interrompeu novamente. "Copia, minha santa, eu vou falar". Nesse momento, a organização da coletiva trouxe de volta o tradutor anterior.

A pergunta

O resultado da pesquisa Datafolha, que aponta empate entre Dilma Rousseff (PT) e o tucano José Serra, vai levar o ex-governador de Minas, Aécio Neves, a aceitar a proposta de ser vice na chapa do PSDB?

Plano de governo

O diretório estadual do PP reúne hoje, em Curitiba, prefeitos e pré-candidatos para apresentar o seu plano de governo para o estado. O plano é resultado da "Caravana Progressista’’, pela qual o pré-candidato do PP ao Senado, Ricardo Barros (foto), visitou os 399 municípios do estado.

Congresso em Curitiba

Curitiba será sede na quinta, sexta e no sábado do II Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral, promovido pelo UniCuritiba e pelo Instituto Paranaense de Direito Eleitoral. O evento é aberto e voltado para todos os profissionais que atuam com temas eleitorais, além de estudantes. Entre os temas que serão abordados está o abuso de poder político, inelegibilidade dos fichas-sujas e punição ao caixa 2. As inscrições podem ser feitas até amanhã no site www.congressodireitoeleitoral.com.br

Mensagens

O tempo gratuito de propaganda eleitoral no rádio e na tevê que não for utilizado por descumprimento da Lei Eleitoral poderá ser aproveitado em benefício do eleitor. A proposta é da senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), autora do projeto que prevê a divulgação de mensagens educativas no espaço deixado por partidos que perderem o direito à veiculação gratuita.

Pinga-fogo

"Nossa coligação lembra um pouco um pássaro do Pantanal, um símbolo do Pantanal: o tuiuiú. Ele, quando se move, o observador pensa que de desajeitado não vai conseguir alçar voo. Mas quando alça voo, é mais veloz que os outros, atinge altitudes que os outros pássaros não atingem."Fernando Gabeira (PV), pré-candidato a governador do Rio de Janeiro, ao lançar a coligação que o apoiará na corrida eleitoral, que inclui o PV, PPS, DEM e PSDB.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]