• Carregando...

Ex-ministra do governo petista, Marina Silva (recém-saída do PV) afirmou nesta terça-feira (27) que, durante sua gestão no Ministério do Meio Ambiente, telefonava para o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para pedir seu apoio para aprovar projetos no Congresso Nacional. A ambientalista e o ex-presidente trocaram elogios nesta terça, durante um seminário sobre o novo Código Florestal no Instituto Fernando Henrique Cardoso (IFHC), quando o ex-presidente elogiou a postura da ex-ministra considerando-o ética e contou ter trocado inúmeras cartas com a ex-petista.

Em sua palestra, Marina citou um dos momentos em que procurou o tucano, daquela vez para discutir uma legislação sobre a Mata Atlântica.

_ Para aprovar a lei, eu liguei para o senhor _ disse Marina, dirigindo-se a Fernando Henrique, na primeira fila da plateia.

Em outro momento do debate, Marina considerou Fernando Henrique um de seus mentores, assim como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

_ Aos 53 anos, eu queria ser mantenedora de utopias. Tive mantenedores de utopias_ disse ela, citando pensadores brasileiros e o ambientalista Chico Mendes para completar:_ Tive Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso, e os tenho vivos, graças a Deus.

A ex-petista estendeu sua simpatia para a emenda proposta pelo senador tucano Aloysio Nunes Ferreira, sobre a definição das áreas consolidadas de proteção ambiental, reclamando que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado sequer analisou a proposta.

_ A emenda sequer foi apreciada na CCJ, esperamos que seja avaliada em outras comissões do Senado_ reclamou a ex-ministra.

Marina pediu que as lideranças nacionais se unam em torno da aprovação de um novo código florestal, afirmando que o momento não é de questões pessoais.

_ Esse é um momento em que ninguém pode faturar. É o momento de faturar para o Brasil.

Marina afirmou que, para fortalecer o código florestal, a questão deveria ter sido abraçada antes pelo ex-presidente Lula e, agora, pela presidente Dilma Rousseff. A ex-ministra deixou o governo e, logo em seguida, o PT, criticando a falta de empenho da Presidências nos temas ambientais.

Sobre o código, Marina disse que ele deve "sofrer ajustes".

A ex-ministra fez um crítica dura às mudanças legais que teriam tirado a força do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), delegando decisões aos estados.

_ Estão tirando as competências do Conama para tratar das florestas. Estamos transformando a perservação das florestas, o que era uma regra, numa exceção_ disse ela, a uma plateia de cerca de 80 pessoas.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso destacou a gravidade da questão ambiental, mas sem deixar de fazer uma brincadeira sobre a recente pesquisa que mostrou que o Rio teria um ar mais poluído do que São Paulo.

_ Os paulistas ficaram contentes. Eu sou carioca. Não achei isso justo.

Para irritação de determinadas alas tucanas, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso tem se aproximado de figuras fora do espectro do PSDB, incluindo a presidente da República, Dilma Rousseff, do PT. Dilma tem arrancado elogios e gentilezas do ex-presidente, que chegou a pedir apoio do partido à chamada faxina promovida pelo governo nos ministérios.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]