• Carregando...

O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, passou bem a primeira noite após a cirurgia para a retirada de um tumor com características de malignidade do cérebro, realizada neste sábado (15), no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Em nota divulgada no final da manhã deste domingo (16), o ministério afirma que Mendes Ribeiro Filho está bem disposto e já conversa com parentes.

Depois da operação, ele foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital, para procedimento rotineiro de recuperação pós-operatória. O ministério afirma, na nota, que Mendes Ribeiro Filho seria transferido ao meio-dia deste domingo para o quarto, mas a assessoria de imprensa do hospital Sírio-Libanês não informou se a transferência foi realmente realizada. Um novo boletim médico do ministro só deve ser divulgado quando houver mudança significativa no quadro de saúde dele, segundo o hospital.

O último boletim médico sobre Mendes Ribeiro, divulgado no sábado, às 17h, dizia que a operação "ocorreu sem intercorrências e alcançou plenamente seus objetivos". "Os médicos aguardam resultado de avaliação anátomo-patológica para definição de condutas subsequentes", disse o boletim.

O quadro clínico de Mendes Ribeiro está sendo acompanhado por equipes coordenadas pelos médicos Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz, Milberto Scaff e Marcos Stávale.

O ministro foi internado na noite de sexta-feira (14), depois de passar mal num encontro com a presidente Dilma Rousseff no Rio Grande do Sul. Ele quase desmaiou. Dilma disponibilizou o avião da Presidência imediatamente para levá-lo a São Paulo, e sugeriu que ele fosse atendido pela mesma equipe que a tratou o câncer linfático dela no início de 2010.

No encontro com a presidente, Mendes Ribeiro sentiu formigamentos nos dedos e tonteiras. A previsão era que ele só deveria passar por cirurgia no próximo dia 27 e, por isso, o afastamento dele do cargo já era previsto. Porém, o procedimento teve que ser adiantado.

Há cinco anos, Mendes Ribeiro esteve entre a vida e a morte devido a complicações na retirada de um tumor benigno. Segundo o próprio ministro, na ocasião, ele extraiu um tumor do tamanho de uma bola de tênis. Agora, o tumor tinha características de malignidade. Enquanto ele estiver afastado, o ministério da Agricultura será comandado interinamente pelo secretário executivo da pasta José Carlos Vaz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]