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O ministro da Defesa, Waldir Pires, disse nesta terça-feira que a presença no Brasil dos pilotos do Legacy, os americanos Joseph Lepore e Jan Paladino, não é mais fundamental.

- A retenção deles é uma decisão judicial, não uma decisão do governo brasileiro - explicou Waldir.

O acidente entre o Boeing 737-800 da Gol e o jato Legacy da Excel Aire, dia 29 de setembro, no norte do Mato Grosso, foi o maior da história da aviação comercial brasileira, vitimou 154 pessoas. Segundo investigações da PF, o Legacy estava na altitude errada na hora do acidente. É o que mostra o plano de vôo assinado por Welder Cabreira, da Embraer, e aprovado pelo sistema de controle do espaço aéreo brasileiro. Com isso, a polícia deve ouvir novamente os pilotos do jato da Excel Aire, que disseram que o Embraer estava na mesma altitude do Boeing. Ou seja, eles mudaram o plano de vôo por conta própria. E nesta quarta-feira, integrantes da comissão que investiga as causas da tragédia devem viajar para o Canadá. Eles vão acompanhar a perícia das caixas-pretas do Boeing. As transcrições devem terminar na semana que vem.

Resgate

A operação de resgate das vítimas do acidente com o Boeing da Gol que colidiu com um Legacy encontrou nesta terça-feira mais três corpos. Com isso, ainda faltam nove vítimas a serem localizadas entre os destroços da aeronave. Na segunda, a Aeronáutica chegou a divulgar que faltavam 11 corpos, mas o número foi corrigido nesta terça. Além de localizar os últimos corpos, a equipe de resgate tenta localizar o cilindro da caixa-preta que contém os últimos registros de bordo da tripulação. O equipamento é considerado essencial para esclarecer as causas do acidente.

- É um material pequeno. A Força Aérea já orientou o meu pessoal e vamos tentar localizar pela cor, laranja. O cilindro é do tamanho de uma garrafinha de refrigerante de 600 ml mais ou menos - revelou o Major Mário Brailer, comandante da operação do Exército no local do acidente.

No trabalho de resgate estão sendo usados macacos pneumáticos e hidráulicos para erguer a asa do avião e o trem de pouco. Embaixo da estrutura, que pesa 15 toneladas, podem estar alguns corpos, acreditam os responsáveis pela operação, que conta com cerca de 180 pessoas, entre bombeiros, peritos e militares do Exército e da Aeronáutica.

Nesta terça-feira, o Instituto Médico-Legal (IML) de Brasília fez o reconhecimento de mais 29 corpos de vítimas do acidente aéreo (veja lista aqui) , elevando para 119 o número total de identificados, três deles por meio de exame de DNA. Destes, 93 já foram retirados pelos parentes. Os três novos corpos serão levados para o IML para serem identificados. Até agora já foram resgatadas 145 das 154 vítimas. (Confira aqui imagens do trabalho de resgate) .

Boletim de ocorrência

As famílias das vítimas já receberam o boletim de ocorrência do acidente. Com o documento, já é possível entrar com pedidos de indenização . De acordo com o advogado Henrique Tibúrsio, além do pagamento do seguro obrigatório pela Gol, que deve ser rápido, a lei prevê dois tipos de indenização. A material, que é calculada com base no prejuízo financeiro que a morte do passageiro representa para a família da vítima, e a indenização por dano moral, que considera, entre outros aspectos, a dor e o constrangimento pela perda do parente.

Em comunicado oficial emitido nesta segunda-feira, a Gol informou que já iniciou os contatos com familiares da vítima para tratar das indenizações , que segundo a empresa deverão ser calculadas individualmente. Em comunicado nesta terça, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) recomenda que suas regionais processem os advogados que estão assediando famílias de vítimas do vôo 1907, oferecendo serviços para propor ações judiciais, conforme noticiado pela imprensa.

O Boeing caiu no dia 29 de setembro em área de mata fechada, depois de colisão com um jato Legacy fabricado pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), quando fazia o vôo 1907, entre Manaus e Rio de Janeiro, com escala prevista em Brasília. No acidente morreram 154 pessoas. Os pilotos do Legacy fizeram um pouso de emergência e nenhuma das sete pessoas que estavam a bordo saiu ferida.

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