• Carregando...
Mendes Ribeiro: mudança na área de recomposição | Valter Campanato/ABr
Mendes Ribeiro: mudança na área de recomposição| Foto: Valter Campanato/ABr

Integrantes do governo e parlamentares ligados aos ambientalistas sinalizam que emendas ao Código Florestal de interesse dos ruralistas podem ser negociadas para facilitar a aprovação da Medida Provisória (MP) editada pelo Planalto. O principal ponto que pode ser flexibilizado diz respeito à área de recomposição das margens dos rios para os médios produtores.

Na sexta-feira, após reu­­nião com a presidente Dilma Rousseff no Palácio da Alvorada que durou toda a manhã, o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, afirmou que há possibilidade de mudança na área que o médio produtor terá que recompor. "Isso é uma questão a se pensar, o próprio governo já mexeu nisso, buscou contemplar o médio. Daqui a pouco os parlamentares podem achar que precisa mais um pouquinho. Isso é um debate natural que não tem como intervir", disse.

O ministro, que tem recebido dezenas de parlamentares diariamente em seu gabinete para tratar das alterações no Código, minimizou o número de emendas apresentadas – são cerca de 700 – e disse acreditar que a questão está próxima de um entendimento.

"Esta semana atendi 23 deputados da bancada ruralista em um dia, muitos dizendo que estão satisfeitos. Mas se você disser que a bancada ruralista está satisfeita, o outro lado vai ficar insatisfeito. Mas a diferença é tão mínima que o texto produz mais de 500 incisos em que a discussão se restringe a 5 ou 6."

Mendes sinaliza ainda que parte do texto aprovado no Congresso poderá ser retomada durante a apreciação da MP. O senador Luiz Henrique (PMDB-SC), relator da MP no Senado, aponta que a maioria no Congresso insiste pelo tratamento especial aos médios produtores e que este poderá ser um item modificado na MP.

Dilma desautoriza

Neste sábado, o porta-voz da Presidência, Thomas Traumann, declarou que a reunião de sexta-feira não tratou do Código Florestal, mas do Plano Safra, que será lançado por Dilma dia 30 deste mês. E entregou um recado de Dilma Rousseff: "O ministro [Mendes Ribeiro] não está autorizado pela presidente a falar sobre negociações do Código Florestal."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]