Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Operação

Ministro nega envolvimento em esquema de grilagem

O ministro da Agricultura, Neri Geller, disse ter "a consciência tranquila" em relação às investigações da PF sobre um esquema de grilagem de terras destinadas à reforma agrária em Mato Grosso. Na Operação Terra Prometida, a PF prendeu dois irmãos do ministro entre mais de 50 pessoas. " Eu estou muito tranquilo. Não estou sendo investigado, mas mesmo se estivesse, não teria problema algum", disse Geller.

Testemunhas apontaram o envolvimento do ministro na apropriação de lotes nos municípios de Itanhangá e Lucas do Rio Verde, a 450 quilômetros de Cuiabá, onde familiares dele têm fazendas. O posseiro Adair dos Santos disse ao Ministério Público Federal, que Geller ia pessoalmente ao assentamento Itanhangá e tinha "laranjas" em lotes no local.

Geller afirmou que nunca foi proprietário de terras na região, apesar de dois de seus dez irmãos serem fazendeiros ali. Presos, os pecuaristas Odair e Milton Geller, irmãos do ministro, negaram participação no esquema.

Segundo as investigações, um grupo de latifundiários estaria pressionando assentados a vender suas terras por preços abaixo do valor de mercado. Quem não aceitasse sofreria ameaças de morte ou de expulsão do local.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.