Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Escândalo de corrupção

Ministro se encontrou com advogados de três empreiteiras da Lava Jato

Desde o início do mês, Cardozo já esteve com defensores da Odebrecht, UTC e Camargo Corrêa

 | Ueslei Marcelino/Reuters
(Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)
Barbosa fez pedido público para que Dilma demita o ministro José Eduardo Cardozo |

1 de 1

Barbosa fez pedido público para que Dilma demita o ministro José Eduardo Cardozo

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, recebeu em audiência realizada em seu gabinete, no último dia 5, três advogados da empreiteira Odebrecht, citada pelo ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa na delação premiada da Operação Lava Jato. O encontro consta da agenda oficial do ministro, divulgada no site da pasta. O ministério, no entanto, não informa que os advogados representam a construtora nem detalha a pauta do evento.

A edição da revista Veja desta semana noticiou que Cardozo encontrou Sérgio Renault, advogado da empreiteira UTC, também investigada na Lava Jato. E no sábado, a Folha de S.Paulo publicou que o ministro teria tido, apenas neste mês, ao menos três encontros com advogados da UTC e da Camargo Corrêa (outra empreiteira investigada).

No site do ministério, a agenda de Cardozo no dia 5 era: "Audiência com os senhores Pedro Estevam Serrano, Maurício Roberto Ferro, Dora Cavalcanti e com a participação do secretário-executivo do Ministério da Justiça, Marivaldo Pereira. Pauta: visita institucional". Serrano e Dora são advogados da construtora. Ferro é o vice-presidente jurídico.

A Odebrecht foi citada por Costa em sua delação premiada. Segundo o ex-diretor da Petrobras, a construtora teria lhe pagado US$ 31,5 milhões em propina de 2012 a 2013 em contas na Suíça. A empresa classificou as acusações como "calúnias".

O que diz Cardozo

Cardozo confirmou à reportagem que se reuniu com representantes da Odebrecht e disse que os advogados foram atendidos por terem feito um pedido formal de audiência. Segundo ele, a equipe apresentou duas representações denunciando supostas irregularidades na Lava Jato, mas o ministro não quis detalhar o tema.

"As representações tramitam em sigilo e foram encaminhadas aos órgãos responsáveis, sendo informadas às autoridades competentes. Foi feita uma ata da reunião", disse o ministro.

Cardozo afirmou ainda que essa foi a única reunião que teve com advogados de empreiteiras envolvidas no escândalo. Ele nega que tenha atendido Renault. Disse que os dois apenas se cumprimentaram na antessala de seu gabinete. Cardozo também ressaltou que, em nenhum momento, tranquilizou os advogados das empreiteiras envolvidas no esquema. Ele classificou a informação como um "boato". A reportagem procurou a Odebrecht, mas não obteve resposta.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.