• Carregando...

Um grupo de militantes do PMDB, PCdoB, PTB e setores do PT se reúne amanhã para dar início às discussões sobre a composição do comitê suprapartidário em apoio à reeleição do presidente Lula (PT) e do governador Roberto Requião (PMDB). De acordo com o presidente do PMDB de Curitiba, Doático Santos, a intenção do movimento, além de analisar o quadro político, é realizar um encontro de "confraternização" entre os militantes dos três partidos.

Banho frio – Uma nota divulgada ontem pelo PT do Paraná nega que o movimento suprapartidário tenha apoio oficial. "O Partido dos Trabalhadores no Paraná não participa de nenhuma articulação de comitês suprapartidário, Lula – Requião. Suas energias estão concentradas na organização da militância para elegermos Lula presidente, Flávio Arns, governador e Gleisi Hoffmann, senadora", diz o comunicado.

Campanha – João Arruda, presidente estadual da Juventude do PMDB (JPMDB) e sobrinho de Requião, é um dos que lutam para constituir o comitê suprapartidário. Segundo ele, o movimento de apoio às candidaturas de Lula e Requião vai ganhar "fôlego para valer" depois das convenções partidárias, marcadas para o fim deste mês. "Por enquanto temos de preparar terreno, reunir os setores suprapartidários e organizar atividades, como da torcida pelo hexa do Brasil", disse Arruda.

Nepotismo – Foi publicado no Diário da Justiça do Paraná, ontem, o aviso do Ministério Público sobe o prazo de oito dias para apresentar razões escritas ou documentos sobre o arquivamento do procedimento assinado pelo diretório regional do PPS. O partido solicitou ao MP que apure notícias de nomeações de parentes para o exercício de cargos em comissão por parte do governador Roberto Requião.

Recurso – A representação foi arquivada pelo procurador-geral de Justiça, Milton Riquelme, e o PPS entrou com recurso. Antes de analisar o caso, o conselheiro relator, Ciro Expedito Scheraiber, pediu a publicação do aviso para manifestação dos interessados. Depois desse prazo, o relator pode pedir para que o assunto seja incluído novamente na pauta da reunião do conselho, que se reúne ordinariamente às segundas-feiras.

Eleições – Quatro meses antes das eleições gerais, os eleitores de Santa Fé, no Noroeste do estado, irão às urnas no próximo domingo. São 7 mil eleitores que vão escolher entre Fernando Brambilla (PPS), João Mauro (PSDB) e Paulo Assaiante (PP). O novo pleito é necessário porque o prefeito eleito, Pedro Brambilla (PMDB) – pai de Fernando – teve o mandato cassado em maio do ano passado pelo TRE. A alegação foi de abuso de poder econômico.

Cobrança – O deputado Barbosa Neto (PDT) usou a tribuna da Assembléia Legislativa nesta semana para cobrar providências em relação ao prejuízo de mais de R$ 300 milhões que a Fundação Copel teve com o Banco Santos, liquidado no fim do ano passado pelo Banco Central. "Este escândalo não pode ser esquecido pelas autoridades, é preciso abrir essa caixa-preta de uma vez por todas", disse o deputado. Barbosa Neto enviou um ofício com a cópia do seu pronunciamento ao Ministério Público solicitando parecer do promotor Fuad Faraj, que fez a denúncia na época.

Explicações – O deputado federal Irineu Colombo (PT-PR) se reúne hoje com diretores da União Paranaense dos Estudantes (UPE), DCE’s (Diretórios Centrais dos Estudantes) e centros acadêmicos de todo o Paraná, em Curitiba. Colombo é autor de uma emenda que prevê que, a partir de dois meses de atraso na mensalidade, o aluno pode ser proibido de freqüentar aulas e fazer provas. O presidente da UPE, Arilton Freres, afirmou que os estudantes vão cobrar explicações do deputado. "Quem se beneficia com a proposta não são os estudantes. Como ele (o deputado) é do nosso estado, temos o direito e o dever de cobrar explicações ."

Pinga-fogo

* A promotora de Justiça Isabel Cláudia Guerreira, do Ministério Público do Paraná, emitiu parecer favorável à ação popular movida pelo pré-candidato ao governo do Paraná pelo PPS, Rubens Bueno, contra o governo do estado

* A ação pede a suspensão imediata da propaganda "Salário Mínimo: R$ 347. Vencemos Juntos", veiculada em outdoors

* No parecer, a promotora afirma que "a utilização da expressão salário mínimo regional frustra a finalidade da publicidade oficial, desvirtuando o caráter informativo, com lesão de natureza moral ao patrimônio público"

* O vereador Pastor Valdemir Soares (PL) promete protocolar 5 mil emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias

* Ele levantou demandas em 40 bairros de Curitiba para apresentar as propostas

* O Fórum de Entidades Paranaenses pela Democracia promove hoje, na biblioteca da Assembléia Legislativa, uma palestra sobre "Ética na política por um voto consciente nas eleições de 2006"

* O palestrante será o padre Carlos Alberto Chiquim.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]