• Carregando...

Enquanto Lula quer se descolar do PT, a sigla tenta atrelar seu destino ao do presidente. Alheio ao desgaste sofrido pelo mensalão, o partido faz exigências. As criticas à agenda montada pelo Planalto não se limitam à previsão de eventos partidários apenas nos fins de semana. Dirigentes também não aceitam dividir o palanque de Lula com os aliados, sob o argumento de que pode haver "confrontos físicos" entre militantes. Ricardo Berzoini já foi bombardeado por queixas e o assunto vai voltar à pauta na reunião do comando da campanha, hoje. Enquanto tenta mudar a diretriz palaciana, a máquina petista prepara uma série de pesquisas qualitativas regionais a fim de achar a "liga" entre Lula e os candidatos a governador do partido.

Aparelhos – O PT vai usar a rede de movimentos sociais para compensar o pouco tempo de Lula na propaganda de tevê. A partir de agosto, fará plenárias com entidades em 150 cidades. Quer arregimentar 50 mil cabos eleitorais só entre dirigentes sindicais. Cautela – Em almoço com um amigo na semana passada, Lula previu que Alckmin chegará a 30% "rapidamente". E disse que espera herdar votos de Heloísa Helena (PSol) e Cristovam Buarque (PDT) num eventual segundo turno. Tudo azul – Geraldo Alckmin aproveitará a noite de quinta, na abertura da campanha, para visitar um dos poucos estados em que a candidatura do PSDB à Presidência terá palanque único e forte: Santa Catarina, do governador Luiz Henrique (PMDB). Ampulheta – Colocado na parede pelo PFL, Aécio Neves (PSDB) cedeu a vaga ao Senado em Minas a Eliseu Resende. O governador acomodou Clésio Andrade (PL), cuja mulher ocupava o posto, na primeira suplência da chapa. Revolta – Não é só no ninho tucano que as coisas estão confusas em Minas. A despeito dos elogios públicos de Lula, o PT se recusa a apoiar Newton Cardoso para o Senado. Quer lançar Virgílio Guimarães ou Tilden Santiago.

Insistência – Roberto Freire aproveitou encontro ontem com Alckmin para cobrar, de novo, apoio do PSDB a Rubens Bueno (PPS) no Paraná. Ouviu outro "não". Debandada – Lula perdeu o palanque do PMDB em Goiás. "Depois que o PT desistiu de se coligar comigo, ficou difícil. Vai perder 700 mil votos", diz o candidato peemedebista ao governo, Maguito Vilela.

Vôo solo – O prefeito de Salvador, João Henrique, não apareceu ao lado de Cristovam Buarque na visita do pedetista à cidade. Da mesma forma, Eduardo Campos (PSB), que tem apoio do PDT, avisou que em seu palanque só há lugar para Lula. Lenço – Acabou em lágrimas a novela do apoio do PSDB a João Alves (PFL) em Sergipe. O tucano Albano Franco, chorando, anunciou a aliança, imposta pela cúpula nacional. O presidente estadual do partido, deputado Bosco Costa, se desfiliou em protesto. Debandada – Dois dos três deputados estaduais tucanos apóiam Marcelo Déda (PT). Ao sair, Bosco Costa discursou: "Prefiro perder o mandato a perder a vergonha". Separados – Também não houve acordo entre tucanos e pefelistas no Piauí. Firmino Filho (PSDB) manteve o veto a Hugo Napoleão, que será lançado pelo PFL em chapa própria para o Senado. Compensação – Convencida pelo PSDB a abrir mão da disputa ao Senado, Zulaiê Cobra foi acomodada como primeira suplente de Guilherme Afif Domingos (PFL). Justiceiros – A CPI dos Sanguessugas pedirá ao Supremo que suspenda o sigilo dos processos contra 57 deputados. Caso contrário, seus membros ameaçam vazar os nomes para que os acusados no escândalo tenham "o julgamento das urnas". Roteiro vermelho – Aldo Rebelo (PC do B) aproveitará o recesso para visitar camaradas pelo mundo. Vai à Itália, onde se reúne com os comunistas locais, e depois à China.

TIROTEIO

* Do deputado Chico Alencar (PSol-RJ), dissidente petista, fazendo uso das recorrentes metáforas futebolísticas do presidente Lula:

- A seleção do Parreira e o governo Lula têm suas semelhanças: avançaram pouco, embolaram pelo centro e frustraram expectativas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]