Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Fundador do PT

Morre Apolônio de Carvalho, um dos maiores líderes da esquerda

Apolônio de Carvalho, um dos maiores militantes de esquerda no país, faleceu nesta sexta-feira. Com 93 anos, ele estava internado desde quarta-feira na unidade semi-intensiva da Casa de Saúde Portugal, no Rio, por causa de uma infecção respiratória. O hospital ainda não divulgou a causa da morte.

Apolônio de Carvalho foi um dos fundadores do PT. Comunista, ele lutou na Guerra Civil Espanhola e na Resistência francesa contra a ocupação nazista. No Brasil, lutou contra as ditaduras de Getúlio Vargas (1937-1945) e a dos militares (1964-1984). Preso e enviado ao exílio em 1970, em troca da libertação do embaixador alemão, que havia sido seqüestrado por guerrilheiros, voltou com a Anistia e ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores.

Ele morreu às 18h30. O estado de saúde dele era estável até as 17h, quando começou a ter dificuldade para respirar. Foi posto num respirador artificial e permaneceu lúcido, acordado, ao lado da mulher, Renée, e dos filhos René-Louis e Raul. Morreu ao lado da família.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.