• Carregando...
O médico foi secretário da Saúde de 2003 a 2007 | aen/divulgação
O médico foi secretário da Saúde de 2003 a 2007| Foto: aen/divulgação

O médico Cláudio Murilo Xavier, de 48 anos, morreu na manhã desta segunda-feira (8), vítima de infarto. Xavier foi secretário de Saúde do Paraná entre os anos de 2003 e 2007. Atualmente, o médico exercia a função de assessor especial do governador Roberto Requião (PMDB).

Cláudio Xavier era filho do promotor público e deputado estadual Júlio Rocha Xavier e Maria Tereza Xavier. O médico foi casado com Valéria de Moura Xavier, de quem estava divorciado e era pai de Luiz Cláudio e Ana Carolina, falecida de março de 2008.

O corpo do ex-secretário está sendo velado desde as 18 horas desta segunda no Palácio das Araucárias, sede do governo estadual. O enterro está marcado para as 10 horas de terça-feira (9), no Cemitério Parque Iguaçu.

Carreira

Segundo informações da Agência Estadual de Notícias (AEN), órgão oficial de notícias do governo, Xavier se formou em medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1984. Depois fez especialização em Pediatria e Neonatologia, também na UFPR. Durante os anos de 1989 a 1996 exerceu função de Oficial Médico no Hospital Geral do Estado. Também atuou como membro do Corpo Clínico e plantonista do Centro Cirúrgico da Neonatologia do Hospital e Maternidade Santa Brígida. Por mais de 20 anos trabalhou como pediatra em consultório particular e trabalhou em vários hospitais.

Em janeiro de 2003, Xavier assumiu o cargo de Secretário de Estado da Saúde. Junto com a equipe que trabalhou o médico fez um planejamento estratégico que tinha como princípio a melhor aplicação do Sistema Único de Saúde em todas as regiões do estado.

Entre outras ações, Cláudio Xavier comandou desde o projeto até a viabilização da construção do maior centro de reabilitação do país, que hoje leva o nome de sua filha que faleceu em 2008, Ana Carolina Moura Xavier.

Foi secretário de Estado da Saúde de 2003 a 2006 e convidado para exercer o mesmo cargo no segundo mandato consecutivo do Governo Requião, em 2007. Neste tempo foi responsável pela implantação da Regionalização da Saúde no Estado e da valorização da atenção básica à saúde.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]