• Carregando...
José Mourinho teve o contrato renovado com o Real Madrid até 2016 | AFP
José Mourinho teve o contrato renovado com o Real Madrid até 2016| Foto: AFP

Eleições

Debate que seria promovido entre candidatos é cancelado

Para encerrar a 2ª Semana da República, estava programado para a noite de ontem um debate entre os candidatos à prefeitura de Curitiba, no Museu Oscar Niemeyer, com transmissão da ÓTV. O evento, porém, foi cancelado porque os candidatos Luciano Ducci (PSB) e Ratinho Júnior (PSC) informaram que não poderiam comparecer. "Para garantir a isonomia e a igualdade entre os candidatos, optamos então por não realizar o debate", disse Pedro Veiga, um dos organizadores do evento. Os candidatos discutiriam temas ligados à juventude e aos movimentos sociais.

Dê a sua opinião

O que a população pode fazer para melhorar a cidade?

Escreva paraleitor@gazetadopovo.com.br

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

Representantes de diversos segmentos se reuniram no fim de semana, em Curitiba, para discutir formas de aprimorar a fiscalização sobre os governos e garantir uma melhor forma de gestão do dinheiro público. O debate fez parte das atividades da 2ª Semana da República, que teve início na sexta-feira e se encerrou ontem. Com o tema "Participação, Inclusão e Cidadania", o evento culminou com uma carta de intenções, que tem entre suas propostas o acompanhamento mais de perto da próxima gestão municipal e a busca por meios de enxugar os gastos públicos.

Durante três dias, foi realizada uma série de painéis temáticos nos quais foram debatidos temas como gastos públicos, sustentabilidade, saúde e educação. Inicialmente, o objetivo era elaborar um conjunto de propostas a serem entregues aos candidatos à prefeitura de Curitiba. Mas, segundo Pedro Veiga, um dos organizadores da semana, os participantes optaram por aderir a uma postura de protagonismo. "A ideia é propor ações que não dependam exclusivamente do prefeito, mas que possam ser levadas à frente pela própria sociedade civil", disse.

Entre os participantes do evento esteve a coordenadora nacional do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Jovita Ro­­sa, o procurador do estado Fernando Mânica e representantes do Ministério Público, Pastoral da Saúde, Observatório Social e Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT). A carta de intenções será divulgada nos próximos dias e, na sequência, serão realizados novos encontros, nos quais será estabelecido um cronograma para implantação das propostas elaboradas.

Uma das ações já definidas é a distribuição de uma cartilha de orientação aos eleitores. Elaborada em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o material vai trazer informações como as funções de prefeito e vereador, definição de crimes eleitorais e um questionário para o eleitor saber se está votando bem. "Será uma cartilha simples, mas bem didática", ressalta Veiga. A previsão é de que sejam produzidos em torno de 200 mil exemplares, a serem distribuídos antes do primeiro turno das eleições.

Além das discussões temáticas, a Semana da República também contou no sábado com um "flash mob", no qual jovens protestaram contra a corrupção e fizeram um velório simbólico da ética na política. O ato ocorreu em frente à Câmara Municipal.

Consultoria para micro empreendedores, painéis com os perfis dos candidatos à prefeitura e uma tenda do movimento Paraná sem Corrupção foram outras ações realizadas durante o evento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]