Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Invasão

Movimento dos Trabalhadores Sem Teto desocupa prédio do Ministério das Cidades

Lideranças do MTST afirmaram que se as promessas do governo não forem cumpridas voltarão a ocupar novos prédios públicos

Depois de quase quatro horas de reunião com o gerente de projetos da Secretaria de Habitação do Ministério das Cidades, Cesar Ramos, os integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) deixaram a sede do órgão, em Brasília. No entanto, lideranças do MTST afirmaram que se as promessas do governo não forem cumpridas voltarão a ocupar novos prédios públicos.

"A reunião foi muito boa, mas se os órgãos que estavam na reunião não cumprirem o que prometerem, a gente volta a ocupar ministério e outros órgãos públicos", disse Edson Francisco da Silva, um dos dirigentes nacionais do MTST à Agência Brasil.

De acordo com Ramos, a reunião serviu para transmitir aos manifestantes que o governo está disposto a atender as reivindicações. Contudo, ele acentuou que a solução dos problemas não depende só do governo federal, mas também de negociações com governos estaduais.

"A maior razão das reivindicações é oriunda dos conflitos fundiários. Esses conflitos ocorrem em várias cidades, mas a questão central é a de que a renovação que está ocorrendo nas cidades brasileiras por força das obras de infraestrutura e melhorias urbanas está gerando muito conflito e desalojamento de famílias e precisam ter soluções", argumentou Ramos. "Vamos buscar os acordos [para evitar os despejos]", acrescentou.

Durante a reunião foi assinado um documento em que o Ministério das Cidades se compromete a dialogar com governos estaduais, prefeituras, Poder Judiciário e Ministério Público para, ao menos, adiar o cumprimento de mandatos de despejo nos estados de Minas Gerais, São Paulo, do Rio de Janeiro e Distrito Federal.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.