• Carregando...

O fim da operação-padrão dos funcionários da Infraero, determinada pela Justiça na tarde de quinta-feira , tornou mais tranqüila a movimentação nos aeroportos na manhã desta sexta, dia de Finados. Segundo boletim da Infraero, no entanto, de meia-noite até as 17h, 229 dos 1356 vôos (16,9%) foram cancelados e 243 (17,9%) registraram atrasos superiores a uma hora. No Aeroporto Antônio Carlos Jobim, no Rio de Janeiro, a movimentação de passageiros durante a madrugada foi tumultuada. Até as 2h, todos os vôos domésticos registravam atrasos, metade deles superiores a quatro horas. A Infraero culpou o mau tempo no Rio e em São Paulo, mas o caos no aeroporto pode ser reflexo da operação-padrão.

No Tom Jobim, 21 vôos (23,6%) registravam atrasos e dez haviam sido cancelados (11,2%) até as 13h. No Santos Dumont, 11 foram cancelados (25,6%). Em São Paulo, o Aeroporto de Guarulhos teve uma manhã agitada , com 28 dos 144 vôos domésticos registrando atrasos de mais de uma hora, o que representa 19,4% dos vôos planejados até as 13h. Em compensação, apenas 2 vôos foram cancelados (1,4%).

Já no Aeroporto de Congonhas, onde funciona a ponte aérea Rio-São Paulo, o problema está nos cancelamentos: dos 118 vôos programados até as 13h, 33 foram cancelados (28%). Oito vôos atrasaram mais de uma hora, segundo a Infraero, o que significa 6,8% do total.

No aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, 14 de 21 decolagens (65%) foram canceladas. Em Porto Alegre, seis vôos previstos não decolaram (15,4%) e dez registravam atrasos (25,6%). Já no aeroporto de Brasília, foram registradas poucas filas de passageiros e atrasos. Dos 66 vôos programados no local, nove (13,6%) registravam atraso de mais de um hora e cinco (7,6%) haviam sido cancelados.

Operação-padrão causou filas no Aeroporto de Guarulhos

Na quinta, a greve branca dos funcionários da Infraero causou filas no Aeroporto de Guarulhos e ameaçou detonar uma nova crise no setor aéreo. No despacho que determinou o fim da operação-padrão, o juiz da 22ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal, Enio Laercio Chappuis, condenou o Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina) a pagar multa diária de R$ 10 mil pelos transtornos impostos aos passageiros durante o feriado de Finados.

Em ação civil pública apresentada para interromper a greve branca, o Ministério Público Federal de Brasília também pediu que a Justiça intimasse os acusados de liderar a operação-padrão. O documento foi assinado pelo procurador Wellington Divino Marques de Oliveira.

Na quarta-feira, o presidente da Infraero, Sergio Gaudenzi, fez um apelo para que os passageiros evitem escolher vôos em horários que costumam ficar mais congestionados até o carnaval de 2008. Gaudenzi disse que uma decisão dos passageiros pode reduzir as filas nos aeroportos e os transtornos provocados pelos constantes atrasos em pousos e decolagens.

Após meses de pressão, Milton Zuanazzi entregou sua carta de exoneração da presidência na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) na tarde de quarta-feira ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em mais de duas horas de entrevista coletiva, ele alegou divergências com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, a quem acusou de não entender de aviação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]