• Carregando...
Belinati tenta o quarto mandato como prefeito de Londrina. | Gilberto Abelha/Jornal de Londrina
Belinati tenta o quarto mandato como prefeito de Londrina.| Foto: Gilberto Abelha/Jornal de Londrina

A Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE), do Ministério Público, anunciou ontem que vai recorrer da liminar do ministro Marcelo Ribeiro, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que considerou o candidato Antonio Belinati (PP) elegível em Londrina, mesmo com a reprovação pelo Tribunal de Contas da contabilidade da prefeitura de Londrina quando era administrada pelo ex-prefeito Belinati.

O prazo para o protocolo do agravo regimental que leva o caso à análise dos sete ministros do órgão está indefinido. Depende do julgamento de outro processo em que se questiona se o prazo para a PGE recorrer é contado a partir da decisão do ministro Marcelo Ribeiro na sessão ou apenas após uma intimação do TSE para a procuradoria se pronunciar. O pedido pela impugnação do registro de Belinati foi feito pelo Ministério Público do Paraná, que usou como argumento o parecer do TC. A liminar concedida por Ribeiro tem efeito até que o Tribunal de Contas dê um parecer final sobre a prestação de contas do ex-prefeito.

Belinati, que é deputado estadual e tenta o quarto mandato como prefeito de Londrina, foi o mais votado na eleição de domingo e vai disputar o segundo turno contra o deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB).

Na avaliação do cientista político Mário Sérgio Lepre, debates judiciais em que detalhes importam mais que o mérito, "são o retrato de uma justiça ineficiente, cara e custosa". De acordo com ele, "o sistema é feito para advogados que saibam como livrar seus clientes de forma eficiente – e não só no caso Belinati".

Hauly

A Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) vai promover hoje o primeiro encontro do evento "Conversa com o futuro prefeito de Londrina". O tucano Hauly conversa hoje, às 8 horas, quando empresários, platéia e interessados poderão formular perguntas e debater, de forma direta, com o candidato. Amanhã é a vez de Antonio Belinati.

Segundo a associação, o objetivo dos encontros é colocar empresas de Londrina em contato direto com o futuro prefeito municipal. Em nota distribuída à imprensa, a Acil promete que "será um diálogo de alto nível, baseado em questões empresariais e sem interferências políticas". Um dos temas será a gestão do município. A instituição afirma que será ainda um debate "sem muitas formalidades", com temas considerados essenciais ao setor. As perguntas foram formuladas pela Acil – integrantes da platéia também poderão questionar os candidatos, por escrito.

* * * * * * *

Interatividade

Você acha que a liminar do TSE pode atrapalhar a eleição em Londrina?

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]