• Carregando...

Um dia após a Justiça de Brasília determinar que os condenados do mensalão presos no Complexo Penitenciário da Papuda tenham tratamento igual aos demais detentos, o Ministério Público do Distrito Federal informou que vai pedir que a Vara de Execuções Penais conceda a todos os presos do DF o direito de receber visitas às sextas-feiras. O benefício foi concedido aos condenados no processo do mensalão como o ex-ministro José Dirceu e o ex-tesoureiro Delúbio Soares.

Pelas regras do sistema prisional, os presos podem receber visitas quarta ou quinta-feira. A Subsecretaria do Sistema Penitenciário, no entanto, autorizou que os presos do mensalão podem ser visitados às sextas, por medida de segurança.

Indagado se já havia recebido a decisão da VEP sobre a observância de isonomia no tratamento dos presos, o vice-diretor do Centro de Internamento e Reeducação (CIR), Adelmo Rodrigues da Conceição Júnior, disse que que oficialmente não recebeu nada. Diante disso, neste primeiro momento, o MPDFT fará um pedido ao juiz da VEP para que estenda a todos os presos do sistema prisional local o direito de visita também às sextas-feiras".

De acordo com três juízes da VEP (Vara de Execuções Penais), desde a chegada dos condenados do mensalão na unidade criou-se um clima de "instabilidade", por isso, é preciso garantir a "isonomia" principalmente em relação às regras de "visitação" e "alimentação" dos internos.A decisão, assinada pelos juízes Bruno Ribeiro, Ângelo de Oliveira e Mário Pegado, foi encaminhada para a Subsecretaria do Sistema Penitenciário do Distrito Federal, para a direção da Papuda e para a Defensoria Pública.

Uma das principais reclamações de familiares de presos foi que os condenados do mensalão --como José Dirceu, Delúbio Soares e José Genoino-- receberam visitantes fora do dia estabelecido e que, nos dias de visita, não tiveram de esperar nas longas filas, formadas já na madrugada.Parte dos condenados do mensalão também recebeu visitas de caravanas de deputados e senadores e do governador Agnelo Queiroz (DF).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]