• Carregando...
Sede da Justiça Federal de Curitiba: clima interno é de indignação com decisão do Supremo | Marcelo Andrade
/Gazeta do Povo
Sede da Justiça Federal de Curitiba: clima interno é de indignação com decisão do Supremo| Foto: Marcelo Andrade /Gazeta do Povo

Entre os procuradores federais que fazem parte da força-tarefa da Operação Lava Jato, o entendimento é de que não deve haver contestação sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que, na quarta-feira (23) desmembrou parte da operação que não tem relação direta com a Petrobras, tirando o caso de Curitiba e levando para São Paulo. Para eles, a mudança atinge um caso específico, envolvendo o Ministério do Planejamento, e não influencia diretamente outras ações e investigações.

Os procuradores do Ministério Público Federal (MPF) pretendem, ainda, “trabalhar com afinco” e demonstrar de maneira mais clara a conexão entre os crimes investigados pela Lava Jato, caso outros casos sejam questionados a partir da decisão do STF. A ideia é dar o suporte necessário aos procuradores de São Paulo que vão investigar o caso envolvendo a senadora Gleisi Hoffmann e o Ministério do Planejamento.

No entendimento dos procuradores da força-tarefa, ações como do ex-deputado André Vargas (ex-PT, sem partido), que já foram julgadas, devem seguir seu curso normal de recurso. Caso haja contestação da defesa, essa ação, por exemplo, segue para apreciação do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF4).

Outros casos

Apesar do posicionamento dos procuradores de que apenas o caso do Planejamento será desmembrado, o ministro do STF Marco Aurélio Mello disse na quinta-feira (24) que outras investigações sem relação com o esquema de corrupção na Petrobras devem ter o mesmo destino. Mello ainda afirmou que a decisão tomada pelo plenário de fatiar parte da Lava Jato não enfraquece a condução da operação.

Na Justiça

Nos corredores da sede da Justiça Federal em Curitiba, onde atua o juiz Sergio Moro, responsável pela Lava Jato na primeira instância, o clima na quinta-feira (24) era de indignação sobre a decisão do Supremo, mas também de esperança de que a decisão não repercuta sobre outros processos da Lava Jato. Mesmo assim, há receio de que o caso “acabe em pizza”. Nos corredores da Justiça Federal, segundo relato de funcionários, a frase que se ouvia era: “Acenderam a fornalha da pizzaria”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]