• Carregando...

Um projeto da Rede de Controle da Gestão Pública do Paraná busca facilitar o acesso da população a informações de interesse público das prefeituras e câmaras municipais do estado. Desde o início do ano, o Ministério Público Estadual (MP) está checando quais informações estão sendo disponibilizadas e o formato de acesso a essas informações em 798 portais da transparência. A ideia é que haja critérios mínimos para que a população possa verificar como os municípios estão gerindo seus recursos.

Encontro discute controle social e combate à corrupção

A Rede de Controle da Gestão Pública realiza nesta quinta-feira (24) seu II Encontro Estadual. O evento, que será na sede do Conselho Regional de Contabilidade, começa às 08h e vai até as 16h30. De manhã, o procurador Athayde Ribeiro Costa, o delegado Marcio Adriano Anselmo, ambos participantes da Operação Lava Jato, o promotor Renato de Lima Castro, da Operação Publicano, e o delegado Alexandre Rorato Maciel, da corregedoria geral da Polícia Civil, devem debater propostas de melhorias na legislação de combate ao crime organizado e lavagem de dinheiro. Às 14h, haverá uma mesa redonda sobre a participação da sociedade civil no controle social.

Serviço

II Encontro Estadual da Rede de Controle da Gestão Pública

Data: 24/09, das 08h às 16h30

Local: Sede CRC-PR. R. XV de Novembro, 2987 - Alto da XV

Inscrições: http://www.rededecontrole.pr.gov.br

Atualmente, o MP está negociando termos de ajuste de conduta (TAC) com as prefeituras e as câmaras municipais que não expõem todos os dados necessários de forma adequada. Cerca de um terço das instituições já estão adequando seus portais, mas o número deve crescer ao longo dos próximos meses.

Além disso, a rede também oferece um portal desenvolvido pelo Celepar e gerido pela própria instituição, com formato padronizado, que facilita a verificação desses dados pelo usuário. A adesão a esse portal não é obrigatória, mas ele serve como um parâmetro para prefeituras que preferirem usar portais próprios. Até o momento, 46 municípios, incluindo Paranaguá, Araucária e São José dos Pinhais, já estão nesse sistema – em alguns casos, somente a Câmara ou a prefeitura aderiram.

A Rede de Controle da Gestão Pública foi criada em 2012 para aprimorar a fiscalização da gestão pública no estado, em todos os níveis. 16 órgãos estaduais e federais, incluindo o MP, fazem parte da rede.

Parâmetros

Para o procurador de Justiça Bruno Sergio Galati, o projeto é importante por estabelecer parâmetros a serem seguidos pelos municípios não só sobre o que tem de constar nos portais de transparência, mas como essas informações devem ser apresentadas. Muitos portais apresentavam todos os dados exigidos por lei, mas dificultavam o acesso às informações. Um exemplo é a exigência de CPF para a consulta de salários de servidores públicos.

Como não havia critérios precisos sobre isso, praticamente todos os órgãos públicos municipais estavam em débito, em pelo menos algum ponto, com a legislação federal de transparência.

Galati pontua, também, que mais importante que este “pente-fino” nos portais da transparência é o acompanhamento contínuo por parte da sociedade. Primeiro, porque o espírito da transparência é, justamente, possibilitar que a própria sociedade também participe do controle da gestão pública.

Além disso, os portais devem ser alimentados constantemente, e os órgãos de controle não tem meios para verificar todos os 798 portais periodicamente. Assim, os cidadãos têm o papel de acompanhar os portais periodicamente, e podem acionar as autoridades caso eles deixem de cumprir suas obrigações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]