• Carregando...

A operação do sistema elétrico da Copel deve mesmo passar para a sede do ONS – Operador Nacional do Sistema Elétrico. A decisão foi da juíza da 2.ª Vara Federal de Curitiba, Gisele Lemke, que indeferiu o pedido de antecipação de tutela requerido pelo deputado Rafael Greca (PMDB). O parlamentar recorreu à Justiça na tentativa de impedir que a gestão das hidrelétricas do estado seja transferido para Florianópolis.

Patrimônio – Greca aponta uma série de fatores para que a própria Copel continue responsável pela operação. O deputado alerta para o patrimônio construído pela empresa paranaense, uma vez que todas as usinas estão pagas e em funcionamento, e o novo "sócio" (o ONS) não fez investimentos. "Além disso, o regime de águas do Rio Iguaçu é dominado pelos técnicos da Copel, e um controle à distância pode, por exemplo, inundar União da Vitória", argumenta.

No recesso – O sistema chamado de Supersimples para micro e pequenas empresas pode entrar na pauta da convocação extraordinária do Congresso. A informação é do deputado federal paranaense Eduardo Sciarra (PFL), vice-presidente da comissão que analisou a matéria. O projeto foi relatado por outro parlamentar do Paraná, Luiz Carlos Hauly (PSDB), e foi aprovado pela comissão especial da Câmara na última terça-feira.

Contra aftosa – Os deputados da bancada federal paranaense estão empenhados em esclarecer as divergências entre o Ministério da Agricultura e os técnicos do Paraná sobre o diagnóstico de foco de febre aftosa no estado. Durante a audiência realizada terça-feira em Brasília, Moacir Micheletto (PMDB) disse que é preciso esclarecer a dúvida o quanto antes. Hoje, Abelardo Lupion (PFL) preside uma audiência pública na Assembléia Legislativa.

Mais um – Outro integrante da equipe do governo estadual está anunciando que deve deixar o cargo para disputar as eleições de 2006: Jorge Demiate, presidente da Paraná Turismo. Representante da região dos Campos Gerais, ele pretende concorrer a uma vaga na Assembléia Legislativa.

Na ativa – O procurador-geral de Justiça do Paraná, Milton Riquelme de Macedo, informou ontem que o Ministério Público não vai entrar em recesso junto com os órgãos de Justiça – entre 20 de dezembro e 6 de janeiro. Riquelme lembra que não houve uma deliberação do Conselho Nacional do Ministério Público a respeito da questão.

Anistia – O governador Requião preparou para amanhã, às 11 horas, no Palácio Iguaçu, uma solenidade para sancionar a lei que vai anistiar a dívida de pequenos agricultores contraídas através do programa "Panela Cheia". A proposta foi apresentada pela bancada do PMDB na Assembléia.

Sete postos – Na seqüência, Requião e o secretário da Saúde, Cláudio Xavier, seguem para o município de Dr. Ulysses, Vale do Ribeira, para anunciar a construção de sete novos postos de saúde. "O governo do estado está preocupado com a situação da saúde do Vale do Ribeira", justifica Xavier.

Pagando a luz – A Câmara de Curitiba aprovou o acordo entre a prefeitura e a Copel. A dívida de R$ 42 milhões da iluminação de prédios públicos será paga em 60 meses. O líder do PSDB na Câmara, Luiz Ernesto, disse que a renegociação desonera o fluxo da prefeitura para os próximos anos.

De luto – A sessão da Assembléia ontem foi encerrada mais cedo para que os deputados comparecessem ao velório do diretor de Recursos Humanos da Casa, Luiz Carlos Molinari. Ele morreu ontem pela manhã em Curitiba e seu corpo foi velado na própria Assembléia. Molinari era uma das pessoas de maior confiança dos deputados, uma vez que era responsável pela movimentação de todo o pessoal da Casa.

Mais dinheiro – O vereador Valdenir Dias (PMDB) tentou unir a bancada da situação e da oposição. De caneta em punho solicitava apoio a uma emenda que criava uma verba de assistência social para os 38 parlamentares, de R$ 10 mil. Sem apoio dos vereadores e isolado, a proposta vai para o arquivo.

Experiência – Durante a discussão da prestação de contas do ex-prefeito Cássio Taniguchi, o vereador Serginho do Posto (sem partido) pediu para Custódio da Silva (PRTB) não divagar durante o discurso. Custódio apelou: "Quando vossa excelência ainda era funcionário do posto, eu estava aqui nesta casa legislativa. Você não pode discutir o assunto comigo."

Pinga-fogo

* A paixão pelo Corinthians foi o tema que serviu para "quebrar o gelo" da reunião entre o senador Osmar Dias e o presidente Lula, na última terça-feira.

* "Ganhei a camisa do Tevez", disse o presidente. "Eu tive que comprar", respondeu Osmar.

* O conselheiro Rafael Iatauro será homenageado no dia 13 de janeiro com o título de cidadão honorário de Marialva.

* Esse será a 67.ª vez que Iatauro receberá um título de cidadão honorário.

* O vereador Celso Torquato (PSDB) vai homenagear o médico José Bigarelli com o título de cidadão honorário de Curitiba.

* Bigarelli foi responsável pela instalação da ala de queimados do Hospital Evangélico.

* A Assembléia aprovou ontem requerimento do deputado José Domingos Scarpellini (PSB) que pede à Vigilância Sanitária para interditar a piscina do Complexo Esportivo Lagoão, em Apucarana.

* O parlamentar argumenta que a piscina está abandonada, com a presença de sapos, cobras, ratos, aranhas e insetos, inclusive com focos de mosquitos da dengue.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]