• Carregando...

"O menino é uma bela revelação, atuante e organizado, mas para presidir um partido tem de ser alguém experiente."

Nereu Moura, vice-presidente estadual do PMDB, enumerando as virtudes do sobrinho do governador, João Arruda, que sonha em ser presidente do partido.

Mudança – O senador Osmar Dias (PDT) foi convidado para mudar de partido após as eleições. Ele recebeu convites do presidente estadual do PFL, Abelardo Lupion, além de dois representantes do PP – o deputado federal Ricardo Barros e o senador Francisco Dornelles. Até agora, Osmar Dias não decidiu se continua como está ou se vai para o PFL ou o PP, partidos que permitiriam continuar uma aliança com o PSDB de Beto Richa.

Concorrido – Vários deputados do PMDB estão dispostos a disputar a eleição para conselheiro do Tribunal de Contas se o vice-governador Orlando Pessuti (PMDB) recusar o cargo. "Muitos colegas renunciaram por respeito a ele, mas agora querem concorrer", diz Nereu Moura (PMDB). Ele defende que sejam abertas inscrições para uma nova eleição.

Previsões – O futuro do presidente da Assembléia Legislativa, Hermas Brandão (PSDB) virou motivo de especulação e brincadeira entre os deputados. Os petistas garantiram ao deputado que ele é um forte candidato a assumir como diretor-geral da Itaipu Binacional se Jorge Samek virar ministro. Alexandre Curi (PMDB) diz que Hermas é seu candidato para conselheiro do Tribunal de Contas.

Realismo – Hermas Brandão diz que não tem pressa para decidir seu futuro, em especial, se fica ou não no PSDB. "Tenho que ouvir meus companheiros", diz. Vários aliados pretendem disputar a eleição para prefeito daqui a dois anos e até o deputado prevê que tem até agosto do próximo ano, prazo final para filiações de candidatos, para decidir.

Mudança – O deputado estadual Geraldo Cartário (PMDB) pode ingressar no PTB. Ele recebeu convite do presidente do partido no Paraná, deputado federal Alex Canziani. Cartário vai se juntar a Carlos Simões e Jocelito Canto, mas a bancada pode ganhar reforço com mais filiados. Os deputados eleitos Fábio Camargo (PFL), Felipe Lucas (PPS) e Dr. Batista (PMN) foram convidados.

Oxigenar – A ordem do PTB nacional é reestruturar o partido em todo o estado. Alex Canziani fica na presidência. "Trazer novos deputados é nossa meta principal porque queremos eleger o maior número possível de prefeitos na próxima eleição", disse. Para começar, Canziani começou convidando deputados, como Cartário. "Gostaria muito que ele viesse, é meu companheiro e um nome muito bem-vindo, além de outros que estou conversando".

Largada – As bancadas na Assembléia têm prazo até hoje para indicar os nomes dos deputados que vão participar da CPI do Grampo. O presidente da Assembléia, Hermas Brandão (PSDB), disse que vai fundir os dois pedidos de investigação da oposição e da bancada governista. Os aliados do governador querem apurar a suspeita de grampo telefônico nos últimos 12 anos. Se os partidos não indicarem os membros, Hermas escolhe os nomens na segunda-feira.

Pressa – A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) fez sessão extraordinária ontem para apreciar 170 projetos. É uma tentativa de limpar a pauta para evitar a votação no afogadilho às vésperas do recesso parlamentar de dezembro. Outra preocupação, segundo o presidente da CCJ, Durval Amaral (PFL), é evitar o arquivamento das matérias apresentadas neste mandato, já que perdem a validade para a próxima legislatura.

Imposto – Um dos projetos que receberam parecer favorável ontem da CCJ é do deputado José Domingos Scarpellini (PSB), que pede isenção do IPVA sobre motocicletas de 150 cilindradas. O parlamentar argumenta que esse tipo de moto é utilizada por trabalhadores autônomos, principalmente motoboys e estudantes.

Pinga-fogo

O assessor especial do governo do estado para assuntos de Curitiba, Doático Santos, informou que a palavra de Roberto Requião vale mais do que qualquer nomeação formal ••• E para provar que sua função é oficial, avisou que já tem e-mail com o domínio pr.gov.br ••• O prefeito de Carlópolis (Norte Pioneiro), Isaac Tavares da Silva (PMDB), está gastando a sola do sapato na sua campanha para a presidência da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) ••• O peemedebista está fazendo contatos com prefeitos e conquistando apoios para a eleição que deve ocorrer em fevereiro ••• Isaac está confiante porque na última eleição abriu mão da disputa em favor do atual presidente, o prefeito de Nova Olímpia, Luiz Lázaro Sorvos *** Segundo Issac, agora é a sua vez.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]