• Carregando...

Depois de ter defendido o presidente Lula com unhas e dentes com relação às vaias na abertura do Pan e ao acidente da TAM, Dr. Rosinha mudou de eixo e ontem passou a criticá-lo pela concessões de rodovias. "Lula foi reeleito com um programa que se contrapôs às privatizações defendidas pelo PSDB. A proposta de privatizar estradas não consta do programa de governo do PT e vai contra a própria história do partido."

***

Espaço – Apesar do tom crítico, o grupo de Rosinha continua tendo pouco espaço dentro do PT. No congresso estadual que terminou ontem, o Campo Majoritário, grupo do ministro Paulo Bernardo e do presidente do partido, André Vargas, conseguiu uma votação de 73% na eleição dos delegados ao congresso nacional do partido. O grupo de Rosinha, Elton Welter e Assis Colto teve 19% dos votos.

Eleições – O PT do Paraná definiu que vai levar para o congresso nacional a proposta de realização de prévias para as eleições municipais até o fim deste ano. Normalmente as prévias são realizadas em março.

Chapa – Outro partido que teve encontro no fim de semana foi o PMDB. O presidente do Diretório Estadual, Renato Adur, disse que partido voltará a crescer em Curitiba com candidato próprio a prefeito e uma chapa de candidatos a vereador capaz de eleger seis parlamentares.

Regras – O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara, deputado Cézar Silvestri (PPS-PR), disse que vai colocar em votação logo após o recesso parlamentar o Estatuto de Defesa do Passageiro Aéreo. Uma das regras estabelece, por exemplo, a tolerância de até duas horas nos casos de vôos para distâncias até 1.500 quilômetros. "Vamos realizar uma audiência em agosto para discutir o projeto, que deve ser aprovado para coibir o descaso das companhias aéreas com os clientes e responsabilizar a União quando necessário", disse Silvestri.

Cálculos – Pré-candidato a prefeito de Curitiba, o deputado Fábio Camargo está articulando para montar a chapa de vereadores do PTB para as eleições municipais de 2008. Dos atuais vereadores, Custódio da Silva e Sandoval já estão confirmados. Jair Cézar, que até pouco tempo ocupava a presidência municipal da legenda deve concorrer por outra sigla.

Orçamento – A prefeitura de Curitiba vai promover audiências públicas para discussão da Lei Orçamentária Anual 2008 (LOA) nas nove administrações regionais, nos dias 7, 8 e 9 de agosto. A LOA 2008 detalha a aplicação dos recursos da prefeitura previstos para o ano que vem.

Descontentes – Deputados federais do PSDB estão descontentes com a executiva estadual do partido. Os parlamentares estão reclamando que não estão tendo a chance de indicar nomes para os diretórios municipais nem candidatos a prefeito em vários municípios onde tiveram votos, o que daria oportunidades de vitória à oposição. O presidente tucano no estado, deputado estadual Valdir Rossoni, tem sido acusado de autoritarismo e de centralização.

Ufas – O deputado estadual Ney Leprevost (PP) aproveitou o recesso parlamentar para fechar o texto de um projeto de lei que prevê a instalação, em todo o estado, de Unidades Fixas de Segurança (Ufas) – nome dado pelo deputado aos velhos e conhecidos módulos policiais. Pelo projeto de lei, o governo deve construir e manter uma unidade para cada área de 20 mil habitantes. O projeto prevê um tempo de três anos para a instalação das Ufas.

Pinga-Fogo

• O procurador-geral da Justiça, Mílton Riquelme de Macedo, recebeu a Ação Direta de Incontitucionalidade impetrada em março pelos deputados da oposição contra a lei que permitiu ao governo do Paraná remanejar e transformar cargos por decreto

• Após receber as manifestações da Assembléia Legislativa e da Procuradoria-Geral do Estado, o Tribunal de Justiça enviou a ação ao Ministério Público para análise e parecer final sobre o mérito, o que deve ocorrer nos próximos dias

• Os deputados aguardam o retorno da ação ao TJ para que possa ser marcada a data do julgamento pelo Órgão Especial

• O pré-candidato à Câmara Municipal de Curitiba José Jorge Tobias de Santana (PPS), assumiu publicamente, com declaração em cartório, que se for eleito o mandato pertence ao partido

• Segundo o pré-candidato, se eventualmente resolver mudar de partido, o PPS está autorizado a tomar as providências necessárias para a imediata ocupação da vaga de vereador pelo suplente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]