As duas maiores cidades do Norte Pioneiro do Paraná escolheram mulheres para cuidarem da adminstração municipal. Em Santo Antônio da Platina, a médica Maria Ana Pombo (PT), 51 anos, foi eleita com 58% (13.840) para seu primeiro mandato. Já em Jacarezinho, a atual prefeita, Tina Toneti (PT), 29 anos, foi reeleita com 53% dos votos (12.411).
Maria Ana Pombo superou o ex-prefeito de Santo Antônio da Platina, Flávio Maiorky (PSDB), que obteve 9.619 votos (40%) e Alexandre Fawass (PSC), que teve 258 votos (1%).
A reumatologista platinese já exerceu o cargo de secretária de Saúde entre 1996 e 1997. Na última eleição, há quatro anos, a médica tentou uma cadeira na câmara de vereadores, foi a mais votada com 7% dos votos válidos mas não assegurou a vaga porque seu partido não obteve legenda.
Além de se eleger, a médica vai administrar com maioria na câmara, já que a sua coligação, formada por partidos de esquerda, conseguiu eleger cinco vereadores, inclusive seu marido, o também médico Mário Pombo (PT).
Em Jacarezinho, a ex-cantora e agora advogada Tina Toneti superou o médico Sérgio Faria (PMDB) que conseguiu 9.737 votos (41%), e o ex-prefeito Mário Gaspar, que somou 1.206 votos (5%). Tina conquistou os eleitores ao longo de quatro anos, depois de assumir a prefeitura da cidade em 2005, com apenas 25 anos.
A adminsitração de Tina não deverá ser tão fácil como a de sua colega de partido em Santo Antônio da Platina. Ao contrário de Maria Ana Pombo, a coligação de Tina Toneti conseguiu eleger apenas três dos nove vereadores.
Cornélio Procópio
Em Cornélio Procópio, o atual prefeito Amim Hannouche (PP) venceu uma disputa apertada com o ex-prefeito, José Antônio da Fonseca (PMDB). O pepista somou 13.905 votos (48,05%) contra 12.806 (44,25%) de José Antônio.
O resultado em Cornélio Procópio contrariou todas as pesquisas de opinião, que davam ao atual prefeito uma diferença de mais de 15 pontos sobre o segundo colocado.



