• Carregando...
Marcello Alencar (PSDB), ex-governador do Rio de Janeiro | Marco Antonio Cavalcanti/Agência O Globo
Marcello Alencar (PSDB), ex-governador do Rio de Janeiro| Foto: Marco Antonio Cavalcanti/Agência O Globo
  • Paulo Salamuni (PV), presidente da Câmara de Curitiba

Hilário Andraschko (PDT), prefeito de Palmas, no Sul do Paraná, recebeu 262 multas do Tribunal de Contas (TC), que somam mais de R$ 760 mil. O motivo é a contratação irregular de 262 servidores municipais, entre médicos, enfermeiros, professores e administradores, em 2012. Segundo o TC, Andraschko contratou servidores por meio de Recibo de Pagamento a Autônomo (RPA) e não por concurso público, infringindo o artigo 37 da Constituição, que prevê realização de teste seletivo para contratar funcionários. O advogado do prefeito, Leandro Camargo Martins, informa que a defesa já entrou com recurso para que o tribunal revise a decisão. Martins não quis comentar a decisão e diz que prefere esperar o TC se manifestar sobre o recurso.

Concurso do TJ

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ) divulgou ontem a relação dos candidatos do concurso para técnico judiciário que terão a questão discursiva corrigida. A lista, juntamente com o gabarito oficial definitivo e o desempenho individual dos candidatos na prova objetiva, pode ser conferida em http://nc.ufpr.br/.

Luto no Rio

O ex-governador do Rio de Janeiro Marcello Alencar (PSDB, foto) morreu na madrugada de ontem aos 88 anos no seu apartamento. A causa da morte não foi divulgada. Ele, porém, estava com a saúde debilitada – teve dois acidentes vasculares cerebrais (AVCs). Além de governador, Alencar foi senador e prefeito do Rio por duas vezes. Durante o regime militar, após ter os direitos políticos cassados em 1969, chegou a ser advogado de presos políticos e se filiou ao PDT. Era atualmente presidente do honra do PSDB do Rio, partido ao qual se filiou em 1994.

Livro sobre a ditadura 1

Será lançado hoje o livro Depoimentos para a História – A resistência à ditadura militar no Paraná. A obra, de autoria de Antonio Narciso Pires de Oliveira, Fábio Bacila Sahd e Silvia Calciolari, é resultado de um longo trabalho coordenado pelo grupo Tortura Nunca Mais no Paraná.

Livro sobre a ditadura 2

O trabalho registrou em vídeo depoimentos de 165 pessoas que combateram o regime militar – os depoimentos estão disponíveis no YouTube. O livro, além de um resumo dos depoimentos, traz uma contextualização do período. O lançamento será na sede da OAB, na Rua Brasilino Moura, 253, no bairro Ahú, em Curitiba.

Comissão Processante rejeitada

O pedido de instalação de uma Comissão Processante contra o prefeito de Maringá, Carlos Roberto Pupin (PP), foi rejeitado na noite de ontem. Foram dez votos pela rejeição contra quatro a favor da comissão. A solicitação foi feita na semana passada por lideranças dos movimentos sociais que sugerem responsabilidade do chefe do Executivo no aumento da tarifa do transporte coletivo, em desacordo com o resultado da CPI conduzida pelos vereadores. Se aprovada, a comissão poderia resultar na cassação do mandato de Pupin. Sem ter alcançado a maioria dos votos o pedido foi arquivado.

Pinga-fogo

"A convidada de honra para a primeira viagem do metrô em Curitiba será a vereadora Julieta Reis, que não acreditava que o edital ia sair."

Paulo Salamuni (PV), presidente da Câmara de Curitiba.

Colaboraram: Rogerio Waldrigues Galindo, Luan Galani, Taiana Bubniak e Bruna Maestri Walter.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]