• Carregando...

O movimento dos prefeitos do país conseguiu do ministro da Fazenda, Antônio Palocci, o compromisso de liberar até 10 de dezembro 22,5% dos recursos do Paes (Parcelamento Especial) às prefeituras. Até 5 de dezembro, o governo vai apurar os valores devidos a cada cidade brasileira.

Recursos – A reivindicação está sendo feita porque o Tribunal de Contas da União constatou que os R$ 6,1 bilhões arrecadados pelo Paes não estão sendo destinados às suas finalidades específicas. Os municípios têm direito a 22,5% deste valor, referente aos recolhimentos de 2003 até agosto de 2005, mas o dinheiro não foi liberado porque não foi classificado no Sistema Integrado de Administração Financeira.

Reeleição – O deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) defende a chapa PSDB-PDT no Paraná, mas nega que seja o candidato a vice do senador Osmar Dias (PDT) na disputa pelo governo do estado em 2006. "Sou candidato a deputado federal", disse no evento sobre Reforma Política no Cietep.

Outro vice – Na composição de chapas, quem pode aparecer como vice do governador Roberto Requião é o deputado Osmar Serraglio (PMDB). Ele não desmente mas lembra que a prioridade é toda do atual ocupante do cargo, Orlando Pessuti.

Sem emenda – O presidente da Assembléia, Hermas Brandão (PSDB), assegurou que não vai ter feriadão na Casa na próxima semana, com a folga do dia 15. O deputado disse que serão realizadas sessões normalmente na segunda e na quarta-feira. A Comissão de Orçamento marcou para quarta uma audiência pública para discutir a proposta orçamentária do governo para 2006.

Próximos – O ex-deputado estadual pastor Fernando Guimãraes (PMDB), almoçou ontem na Granja Cangüiri com o governador Requião. Levou junto as principais lideranças da Igreja do Evangelho Quadrangular para estreitar o relacionamento com o governador. O chefe de gabinete de Requião, Vanderlei Iensen (PMDB), que atraiu Guimarães para o partido, também esteve presente. Iensen representa a Igreja Assembléia de Deus e ainda está avaliando se disputa a reeleição na Assembléia.

Transfere 1 – O deputado de oposição José Domingos Scarpellini (PSB) não está levando a sério a idéia de o governador Requião disputar as prévias para a presidência da República, mas aproveitou o tema para mais uma provocação: "Se eleito presidente, o principal programa de governo será levar a escolinha, que está no Museu Oscar Niemeyer, para o Estádio Mané Garrincha, em Brasília".

Transfere 2 – Mas, segundo o líder do governo, Dobrandino da Silva (PMDB), a oposição não precisa se animar com a possibilidade de ver o governador fora da eleição de 2006 no Paraná. Dobrandino afirma que Requião garantiu que é candidato a reeleição. "Nem sei se ele vai disputar as prévias. Ser presidente não está nas pretensões dele", disse. "O governador", explica Dobrandino, "quer mais quatro anos de mandato para concluir seu projeto no estado e sanar o déficit salarial do funcionalismo."

Despedindo – Faltando pouco mais de um mês para o recesso parlamentar, Hermas Brandão, disse que a Assembléia caminha para a reta final dos trabalhos. O deputado pediu rapidez para as comissões porque pretende "limpar a pauta" e votar todos os projetos que estão tramitando. "No final do ano chegam muitas mensagens do governo de uma só vez e não queremos deixar acumular", afirmou.

Informações – Um pedido de informações sobre os investimentos do governo na área de segurança em Londrina foi protocolado na Assembléia Legislativa pelo deputado André Vargas (PT). No pedido de informações, Vargas solicita ao secretário Luiz Fernando Delazari que informe o efetivo das polícias civil e militar em Londrina e a data das últimas contratações. O parlamentar pediu ainda informações detalhadas sobre as viaturas disponíveis para policiamento no município.

Chamado – O diretório nacional do PSDB havia deixado o vereador Celso Torquato de fora da lista dos delegados do partido que irão escolher o próximo presidente tucano, no dia 18, em Brasília. Ontem, Torquato recebeu um telefonema do secretário da executiva nacional, Bismarck Maia (CE), que o convocou a estar na capital federal para votar em Tasso Jereissati.

Pinga-fogo

* O PMDB está mais perto do PSDB do que do PT". A análise é do deputado estadual Alexandre Curi (PMDB), colocando mais lenha nas especulações sobre a possibilidade de uma aliança do seu partido com os tucanos para 2006.

* A Assembléia Legislativa vai entregar o título de cidadão honorário do Paraná ao empresário de Cascavel, Alfredo Kaefer, presidente da Associação de Abatedouros Avícolas do Paraná.

* A proposta foi apresentada pelo deputado Geraldo Cartário (PMDB).

* Kaefer é pré-candidato a deputado federal.

* Durante entrevista em Brasília, a deputada federal Dr.ª Clair (PT) disse que pretende disputar a indicação do partido para concorrer ao Senado em 2006.

* "As recentes eleições do PT demonstraram que o Partido tem uma grande capacidade de superação", disse a deputada.

* No próximo jantar da Boca Maldita, marcado para 13 de dezembro, o vereador Fábio Camargo (PFL) será nomeado cavalheiro.

* O convite foi feito pelo presidente da "instituição", Igor Siqueira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]