• Carregando...

A prática de registrar o nome no painel eletrônico e deixar o plenário não é exclusividade do Congresso. Na Assembleia Legislativa do Paraná é comum os deputados marcarem presença e minutos depois esvaziarem a sessão plenária.

No início das sessões, que são realizadas durante três dias da semana – segunda, terça e quarta-feira – o painel costuma registrar, em média, a presença de 40 dos 54 parlamentares. Pouco tempo depois, não é raro constatar que apenas 10 ou 15 permaneceram em suas cadeiras.

Quando a ordem do dia é votada, no final da tarde, o quórum sobe um pouco. Para a aprovação de qualquer projeto são necessários, no mínimo, 28 votos. Em alguns casos, a mesa executiva precisa fazer chamada nominal para trazer os deputados de volta ao plenário e garantir número mínimo para as votações.

A justificativa de muitos parlamentares para não permanecer na sessão é que precisam ficar nos gabinetes, atendendo lideranças e a população, correr os bairros da cidade para colher reivindicações ou participar de audiências em secretarias de Estado.

Embora seja difícil controlar a presença dos deputados, o painel eletrônico, instalado no ano passado, foi considerado um avanço porque é possível saber exatamente como e quem votou determinado projeto de lei. O equipamento oferece lista de presença e votação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]