• Carregando...
Barbosa Neto exibe o diploma de prefeito. Segundo ele, “o endividamento (da prefeitura) supera as expectativas” | Roberto Custódio/Jornal de Londrina
Barbosa Neto exibe o diploma de prefeito. Segundo ele, “o endividamento (da prefeitura) supera as expectativas”| Foto: Roberto Custódio/Jornal de Londrina

Logo após ser diplomado ontem de manhã como prefeito de Londrina, Barbosa Neto (PDT) anunciou que deve reajustar a tarifa de ônibus na cidade, atualmente de R$ 2,00. A medida pode provocar a primeira crise entre os pedetistas. Foi o líder do PDT na Câmara Municipal, Joel Garcia, que propôs a ação judicial que suspendeu o aumento da passagem para R$ 2,25, decretado no dia 28 de dezembro pelo ex-prefeito Nedson Micheleti (PT).

"Não é desejo meu aumentar. É uma questão primordial, sobre a qual vou ter que me debruçar logo que assumir a prefeitura", declarou Barbosa. Ele justificou que a CMTU, empresa que administra o transporte público municipal, "está com problemas de caixa". O prefeito eleito disse que também pretende conversar com os vereadores da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga a planilha do transporte coletivo antes de tomar uma decisão final sobre o assunto.

Sobre a situação financeira da prefeitura, Barbosa disse que "as dificuldades são grandes" e que "o endividamento supera as expectativas". Ele afirmou que prepara para a próxima semana uma série de atos para conter despesas, mas não adiantou detalhes. "Temos medidas que não posso divulgar, mas vamos fazer isso logo que tivermos tudo entabulado", declarou.

Câmara

À tarde, horas depois de ser diplomado pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Jesus Sarrão, Barbosa foi para Brasília, onde participará das últimas sessões como deputado federal. Ele disse que só vai renunciar ao mandato na quinta-feira, depois da sessão. Na sexta, ele toma posse como prefeito e pretende fazer a primeira reunião com o secretariado às 7 horas do sábado.

O promotor Miguel Sogaiar fez o discurso mais duro da cerimônia. Foi ele quem solicitou a cassação da candidatura de Antonio Belinati (PP), o vencedor impugnado das eleições do ano passado. "A política nacional vive uma crise de caráter, uma crise ética e de respeito. Londrina foi muito mal tratada nesse aspecto nos últimos anos", declarou Sogaiar. O pedido de impugnação havia sido negado em primeira instância, mas foi determinado pelo TRE e confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Só depois disso foi determinada a realização de um novo segundo turno, com o segundo e terceiro colocados na eleição – Luiz Carlos Hauly (PSDB) e Barbosa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]