• Carregando...

A nova lei das cooperativas só será votada quando o senador Osmar Dias (PDT) retornar de sua licença médica, na semana posterior ao carnaval. O acordo foi feito ontem durante a reunião dos senadores com os ministros da Agricultura, Roberto Rodrigues, e do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto. O projeto deveria entrar na pauta de votações do dia 14, mas houve o entendimento que seria importante a participação de Osmar nas discussões.

Na espera 2 – De acordo com o senador Flávio Arns (PT), que faz parte da comissão, estão sendo discutidos três projetos: dos senadores Osmar Dias, Eduardo Suplicy e José Fogaça. "Embora exista uma ênfase na agropecuária, o cooperativismo tem se desenvolvido em outras áreas nos últimos dez anos, como saúde e serviços, e por isso é preciso ampliar o debate", justifica Arns.

Frente a frente – As duas pré-candidatas ao Senado pelo PT – a diretora financeira de Itaipu, Gleisi Hoffmann e a deputada federal Dra. Clair – vão participar de debates com os filiados de Maringá e Paranavaí, no fim de semana. Os debates fazem parte também dos encontros microrregionais que o partido fará em todo o estado. Na reunião de Curitiba, no último domingo, ficou praticamente definida a candidatura do senador Flávio Arns ao governo.Sugestões – O pré-candidato ao governo pelo PPS, Rubens Bueno, afirma que o próximo governador terá que formular uma proposta direcionada para as crianças e os adolescentes. "Na pesquisa que realizamos no litoral, com o Fala Paraná, em cinco dos sete municípios, a falta de uma política pública para as crianças e adolescentes foi a principal preocupação da população pesquisada, acima da saúde e da segurança", afirmou.Socorro – O líder do PSDB na Assembléia, deputado Ademar Traiano, está mobilizando os representantes da Região Sudoeste para que os governos federal e estadual reconheçam o mais depressa possível o estado de emergência dos municípios afetados pela seca. "Com o reconhecimento do estado de emergência, alguns recursos para os agricultores da região poderão ser liberados de imediato", defende.

Presidência – As discussões em torno da disputa pela presidência da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) já começaram. Na semana passada, o prefeito de Carlópolis, Isaac Tavares da Silva (PMDB), anunciou que é candidato à presidência da associação. Silva, que é o atual vice-presidente, disse que já deveria ter disputado a eleição em 2004, mas uma acordo entre ele, Ari Stroher, prefeito cassado de Mandaguari, e Luiz Sorvos, de Nova Olímpia, decidiu pelo consenso para a escolha de Sorvos.

Amuleto – Durante a apresentação do material pedagógico do programa da prefeitura de Curitiba "Alfabetizando com Saúde", o vice-prefeito Luciano Ducci aproveitou para dar sua bênção ao secretário municipal de Saúde e pré-candidato a deputado, Michele Caputo Neto. "Quando este programa foi lançado no fim de 2002, me deu sorte e fui eleito deputado estadual, quem sabe a história não se repita com Caputo", disse Ducci.

Mais barato – O deputado federal Max Rosenmann (PMDB) comemorou a aprovação pela Câmara Federal do projeto que reduz os custos das campanhas eleitorais. Para o deputado, trata-se de um grande avanço democrático porque eleva o nível do debate público, priorizando a apresentação de propostas e a comparação entre a atuação e a trajetória dos candidatos, ao invés dos truques de marketing que prevaleciam nas últimas campanhas.

Arquivado – O ministro Carlos Britto, do Supremo Tribunal Federal, determinou o arquivamento do inquérito aberto pelo Ministério Público contra o deputado federal Alex Canziani (PTB) por suposta omissão de despesas na campanha de 1998. O MP alegava que o então candidato não havia incluído determinadas despesas em sua declaração de gastos apresentada à Justiça Eleitoral naquele ano. Canziani se sente "aliviado" com a decisão do STF. "São denúncias vazias, sem qualquer respaldo jurídico, mas que infelizmente causam transtornos", diz o deputado.

Pinga-fogo

* O vereador Fábio Camargo (PFL) já apresentou a proposta para dar o nome do conselheiro Quielse Crisóstomo a um logradouro público de Curitiba.

* O conselheiro faleceu na última quarta-feira.

* O deputado estadual Alexandre Curi (PMDB) entrega hoje em Campina do Simão, a ordem de serviço do governo do estado para a pavimentação de 15 km da estrada que liga a cidade a outros municípios da região.

* Campina fica a 40 km de Guarapuava.

* O vereador Stephanes Jr. (PMDB) está apresentando uma solução para forçar os bancos a não deixarem os clientes mais de 20 minutos na fila, conforme diz a legislação.

* "O banco deve colocar uma máquina em que o cliente retire o papel de entrada e assinado pelos caixas no horário do atendimento concluído, para que possa ser comprovado o tempo de permanência do cliente na fila", explica o vereador.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]