• Carregando...
O deputado federal João Arruda é sobrinho do senador Roberto Requião. Os dois estão na propaganda. | /
O deputado federal João Arruda é sobrinho do senador Roberto Requião. Os dois estão na propaganda.| Foto: /

Um terço dos 54 políticos que aparecem no vídeo do PMDB que vai ao ar em rede nacional nesta quinta-feira (24) é de parentes de caciques da sigla. O ex-senador e ex-governador Jader Barbalho (PA) -que não aparece na peça- é o que mais emplacou pessoas próximas: o filho, ministro Helder Barbalho (Pesca), a mulher, deputada Simone Morgado (PMDB-PA), a ex-mulher, deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA), e o primo, deputado José Priante (PMDB-PA).

Ao todo, 17 dos 54 peemedebistas que aparecem na propaganda são parentes de figuras influentes do partido. Há sete filhos, cinco mulheres, duas ex-mulheres, um irmão, um sobrinho e um primo. A maioria é de deputados federais (são 12), porém há ainda uma senadora (Sandra Braga, mulher do ministro Eduardo Braga, de Minas e Energia), uma prefeita (Tereza Surita, ex-mulher do senador Romero Jucá, de Roraima), um governador (Renan Filho, filho do presidente do Senado, Renan Calheiros) e um ministro (Helder Barbalho, da Pesca).

Uma das duas pessoas sem cargo eletivo ou no Executivo que aparecem no vídeo, a presidente do PMDB Mulher, Ericka Filippelli, é mulher do chefe de gabinete da Secretaria de Relações Institucionais, Tadeu Filippelli, aliado do vice-presidente Michel Temer, principal estrela do vídeo. Além de Ericka, o único que não possui cargo no Congresso ou no governo é o ex-ministro Moreira Franco, atual presidente do Instituto Ulysses Guimarães, voz relevante no partido e articulador ativo da saída do PMDB da base aliada.

Fora parentes, cônjuges e ex-cônjuges, há casos de apadrinhados políticos, como o vice-governador de Pernambuco, Raul Henry, principal herdeiro político do deputado federal e ex-governador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), que também não aparece no vídeo. Essas ocorrências, no entanto, não foram contabilizadas na contagem da reportagem.

Há três casos em que os parentes ocupam cargos de maior destaque que seus patrocinadores. O líder da bancada do PMDB na Câmara, Leonardo Picciani (RJ), é filho do atual presidente da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), Jorge Picciani (PMDB). O deputado Daniel Vile la (PMDB-GO) é filho do ex-senador e ex-governador Maguito Vilela (PMDB-GO), atual prefeito de Aparecida de Goiânia. E o deputado Walter Alves (PMDB-RN) é filho do ex-presidente do Senado e ex-governador Garibaldi Alves (PMDB), atualmente sem cargo.

Há ainda a senadora Sandra Braga (PMDB-AM), mulher do ministro Eduardo Braga (Minas e Energia), que só assumiu o mandato porque era suplente do marido -quando ele foi indicado a compor o ministério, ela tornou-se senadora.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]