Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Cúpula do Mercosul

Na véspera da visita de Lula, imprensa uruguaia fala de escândalos no Brasil

Um dia antes da chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Uruguai para participar da 29 Cúpula do Mercosul, na quinta-feira, a crise política brasileira foi tema de reportagem no jornal uruguaio "El País". Na página quatro e o jornal noticia as denúncias de que o PT pagou uma dívida de R$ 1 milhão com a empresa Coteminas, da família do vice-presidente José Alencar, com recursos não-contabilizados. O título é "Outra vez o PT no meio de uma crise".

A reportagem afirma que "quando já pareciam se acalmar as denúncias de irregularidades, o Partido dos Trabalhadores (PT), do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, enfrenta novas complicações". O jornal relata o caso e conta que o vice-presidente Alencar disse estar "muito triste com tudo isso". Alencar, ressaltou o jornal, disse que houve o pagamento e que sua empresa agiu corretamente, emitindo os recibos correpondentes e os incluindo em seus registros contábeis. O jornal, com uma notícia produzida pela AP, fala em recursos "não-contabilizados", mas não usa a expressão caixa-2.

O nome do presidente Lula é citado apenas no início, para explicar que o PT é seu partido. Lula tentará ficar pelo menos um dia longe da turbulência política. O presidente chega por volta das 17h30 de quinta-feira a Montevidéu e só deve embarcar de volta ao Brasil na sexta-feira, no final da tarde. O presidente Lula participará da reunião da Cúpula do Mercosul e encontros paralelos com os presidentes da Argentina, Néstor Kirchner; da Venezuela, Hugo Chávez, e do Paraguai, Nicanor Duarte.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.