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Não basta a lei

Navegação dos sites tem de ser fácil, defende especialista

Castelo Branco: necessidade de telefone para o cidadão | Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
Castelo Branco: necessidade de telefone para o cidadão (Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo)

Para o diretor da organização não governamental Contas Abertas, Gil Castelo Branco, além de estarem enquadrados na lei, os portais das prefeituras precisam garantir ao cidadão um padrão de usabilidade. Pela definição da International Organization for Standardization, usabilidade é a medida pela qual um produto pode ser usado por usuários específicos para alcançar objetivos com efetividade, eficiência e satisfação. Na prática, diz Castelo Branco, é preciso facilitar a navegação nos sites. "A questão da usabilidade deve permitir que, com poucos cliques, seja possível chegar às informações importantes", explica.

Além disso,diz Castelo Branco, os sites devem fornecer linguajar mais amigável e um grau maior de interatividade com o usuário que deseja fiscalizar as contas públicas. "Deve ter um ‘Fale Conosco’, mas não só com e-mail para contato. Também é necessário um telefone exclusivo, caso a pessoa tenha dúvidas e queira se comunicar verbalmente com a instituição", sugere o diretor da ONG Contas Abertas.

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