• Carregando...

O presidente da Assembléia, Hermas Brandão (PSDB), disse ontem que só vai tratar do projeto de emenda constitucional que impede o nepotismo no Paraná, de autoria do petista Tadeu Veneri, após o feriadão de 12 de outubro. Será criada uma comissão especial com sete deputados para analisar o projeto, como prevê o Regimento Interno. Brandão avisou, no entanto, que vai esperar legislação federal sobre o tema antes de colocar a matéria em votação.

Divisão – O deputado Geraldo Cartário deixou o PP e já escolheu o destino partidário. Assinou ficha de filiação no PMDB sem muito alarde. O colega de bancada César Seleme, que também estava sondando o mesmo destino, prometeu para os correligionários que fica no PP. Depois de estreitar as conversas com os tucanos, Cida Borghetti (PP) está negociando agora com o PFL.

Na Granja – Já o deputado Mauro Moraes assina a ficha de filiação no PMDB na Granja Cangüiri, na presença do governador. O ato está marcado para as 10 horas da manhã de hoje, e devem estar presentes os demais deputados da bancada, além do secretário de Educação, Maurício Requião, e o secretário da Saúde, Cláudio Xavier.

Sem ressalvas – Uma determinação do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Velloso, impede que a Justiça Eleitoral aprove prestação de contas de partidos políticos com ressalvas, concedendo-lhes tempo para a retificação de informações incompletas ou incorretas. "Acabou a aprovação com ressalvas. Daqui pra frente se aprova ou desaprova; o problema é do partido político", garantiu Velloso.

Pendentes – A determinação inclui todas as prestações de contas apresentadas desde 2002 e que ainda estão sendo analisadas pela Justiça Eleitoral. De acordo com a legislação eleitoral, a desaprovação das contas partidárias implica na suspensão de novas cotas do fundo partidário e sujeita os responsáveis às penas da lei.

Caixa 2 – O ministro Velloso admite que é difícil acabar com o uso do caixa 2 nas campanhas mas que a prática pode ser reduzida em até 90%. "Precisamos baratear as campanhas e incentivar as doações honestas e legítimas através da concessão de incentivos fiscais aos doadores. Vamos colocar o fisco e o Tribunal de Contas da União no processo de fiscalização e auditagem de doações suspeitas", diz o presidente do TSE.

Via CPI – O presidente da Comissão de Fiscalização da Assembléia, deputado Neivo Beraldin (PDT), está contabilizando a quebra de contrato de exclusividade do governo do estado com o Banco Itau como resultado da CPI do Banestado, que ele presidiu. Segundo o deputado, a comissão levantou os dados e sugeriu ao governo o caminho possível para quebrar o contrato.

Cores – O vereador Sérgio Ribeiro não poupou o PPS no discurso em que anunciava a filiação ao PV na Câmara de Curitiba. Disse que partidos políticos não podem ter caciques e acusou sua ex-legenda de trabalhar exclusivamente para algumas lideranças. Como é candidato a deputado federal resolveu "se dirigir para outra sigla que não procura induzir os filiados a fazerem campanha para um ou outro".

Estacionamento – A discussão sobre o estacionamento pago em hospitais pautou a reunião da comissão de Urbanismo da Câmara Municipal. O secretário municipal de Urbanismo, Luiz Fernando Jamur, e representantes do setor hospitalar apresentaram argumentos sobre a cobrança para o vereador Felipe Braga Cortes (PMDB), que preside a comissão. O martelo deve ser batido no dia 11, quando uma nova reunião mista irá definir o texto da emenda ao projeto de lei que tramita na casa.

Sem solução – O vereador argumentou que os hospitais não têm condições de cuidar dos veículos e garantir a rotatividade necessária. Entre as propostas apresentadas está a fixação de um tempo de carência antes do início da cobrança. Cortes avalia que cada caso deve ser analisado respeitando particularidades e prevê polêmica à vista quando for discutida a cobrança de estacionamento em universidades.

Pinga-fogo

* Analistas políticos da Assembléia já fizeram e refizeram os cálculos sobre o porcentual de votos necessários para cada partido eleger um deputado.

* Pelas contas, cada legenda terá que alcançar 116 mil votos para garantir uma cadeira na Casa, pelo menos 10 mil acima da previsão de alguns parlamentares.

* Outro dado é que com menos de 40 mil votos, ninguém se elege no PMDB ou no chapão PSDB-PDT-PFL.

* Mesmo não sendo do Campo Majoritário, o ex-deputado federal pelo PT Padre Roque Zimmermann criticou a saída dos petistas do partido após a divulgação dos resultados das eleições internas.

* Para ele, mesmo se tratando de militantes históricos, "não são petistas autênticos, mas frutos da idéia constante de busca pelo poder", afirma.

* Sem partido há dois meses, a vereadora Julieta Reis assina a ficha de filiação no PSB amanhã, às 14h, no auditório da Câmara de Curitiba.

* Além de Julieta outras lideranças entrarão para o partido. O prefeito Beto Richa confirmou presença, já que o PSB continua fazendo parte da base aliada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]